A morte da beleza (em Veneza): A dialética do esclarecimento segundo Pasolini e Visconti

Viso: Cadernos de estética aplicada

Endereço:
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n
Niteroi / RJ
24210-201
Site: http://www.revistaviso.com.br
Telefone: (21) 2629-2863
ISSN: 1981-4062
Editor Chefe: Vladimir Vieira
Início Publicação: 31/12/2006
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A morte da beleza (em Veneza): A dialética do esclarecimento segundo Pasolini e Visconti

Ano: 2008 | Volume: 2 | Número: 5
Autores: Patrick Pessoa
Autor Correspondente: Patrick Pessoa | [email protected]

Palavras-chave: Adorno, Horkheimer, Pasolini, Visconti, arte contemporânea

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio discute um possível conceito de “arte contemporânea” baseado na idéia de negatividade. Seu ponto de partida é uma análise da “dialética do esclarecimento” como apresentada nos filmes Medéia, de Pier PaoloPasolini, e Morte em Veneza, de Luchino Visconti.



Resumo Inglês:

This essay discusses a possible concept of “contemporary art” based upon the notion of negativity. Its starting point is the analysis of the “Dialectic of Enlightenment”as it appears in Pier Paolo Pasolini’s Medea and in Luchino Visconti’s Death in Venice.