MORTE, CATOLICISMO E AFRICANIDADE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SETECENTISTA

Ciências Sociais e Religião

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ISSN: 19822650
Editor Chefe: Daniel Alves
Início Publicação: 31/10/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

MORTE, CATOLICISMO E AFRICANIDADE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SETECENTISTA

Ano: 2010 | Volume: 12 | Número: 12
Autores: Cláudia Rodrigues
Autor Correspondente: Cláudia Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: catolicismo, africanidade, morte

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Do mesmo modo que os negros recriaram suas tradições africanas na
sociedade escravista brasileira do século XVIII, certamente enxergaram as práticas
rituais do catolicismo como algo que tinha seu fundamento, que lhes fazia algum
sentido e que tinha sua justificação. Com efeito, é preciso considerar que a apropriação
de alguns dos dogmas do catolicismo por parte de negros africanos e seus
descendentes deve ser considerada como resultado da efetiva crença neles. Exemplo
disto foi a existência de expressivas lideranças negras da irmandade de Santo
Elesbão e de Santa Efigênia, no Rio de Janeiro Setecentista, que se apropriaram
de tal modo dos preceitos católicos a ponto de regulamentarem uma devoção às
almas do purgatório, em 1786, não só com o objetivo de salvar a alma dos irmãos
falecidos, segundo a doutrina católica, mas também como parte de um certo projeto
de disseminação da morte cristã, movido pelos próprios negros africanos. Partindo
da análise deste caso, bem como do estudo de uma amostragem de registros paroquiais
de óbito e testamentos de africanos e seus descendentes, relativos ao século
XVIII, proponho através desta comunicação discutir teoricamente a natureza das
apropriações do projeto de catequese voltado para os negros, especialmente no
que diz respeito às representações acerca da morte, do morrer e do além-túmulo.
Para tal, buscar-se-á analisar argumentos, tais como os de John Thornton, James
Sweet, Vincent Brown, João José Reis e Anderson Oliveira sobre as relações entre
catolicismo e africanidade no que diz respeito às vivências da religiosidade entre
africanos e seus descendentes na cidade do Rio de Janeiro Setecentista.



Resumo Inglês:

In the same terms in which the Black people rebuilt their African traditions
in the eighteenth century slavish society, they could certainly realize the
rituals of the Catholicism as something that had its principles, made some sense
to them, and also had its justification. In this way, it is relevant to consider that
the appropriation of some of the Catholic dogmas by the Black Africans and
their descendants must be regarded as the result of their effective faith in them.
An example was the existence of significant Black leaderships from Saint Elesbão
and Saint Efigênia brotherhood in Rio de Janeiro in the seventeenth century, which
assumed firmly the catholic beliefs in such a way that they settled a devotion to
the souls in the purgatory, in 1786, not only with the aim of saving the souls of
their deceased brothers, according to the catholic doctrine, but also as a part of a project that disseminated the Christian death, which was led by the African Blacks
themselves. Based on the analysis of this case, as well as, the study of a sample
of parochial records concerning the death and the testaments of The Africans
and their descendants relating to the eighteenth century, I propose to discuss theoretically
the nature of the catechesis project appropriations aimed at the Black
people, especially regarding the representations around death itself, of dying, and
also the afterlife. To this end arguments will be analyzed, as for example the ones
from John Thorton, James Sweet, Vincent Brown, João José Reis and Anderson
Oliveira stated on the relations between Catholicism and Africanism, concerning
the religious experiences among Africans and their descendants in Rio de Janeiro
in the seventeenth century.