Monitoramento físico-químico de uma estação de tratamento de esgotos por lodos ativados no município de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, Brasil

Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego

Endereço:
Rua Coronel Walter Kramer - 357 - Parque Santo Antônio
Campos dos Goytacazes / RJ
28080-565
Site: http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/about
Telefone: (22) 2737-5648
ISSN: 2177-4560
Editor Chefe: José Augusto Ferreira da Silva
Início Publicação: 01/10/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Engenharia ambiental, Área de Estudo: Multidisciplinar

Monitoramento físico-químico de uma estação de tratamento de esgotos por lodos ativados no município de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, Brasil

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: A. M. Soares
Autor Correspondente: A. M. Soares | [email protected]

Palavras-chave: Tratamento de esgotos, lodos ativados, aeração convencional.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O monitoramento físico-químico dos parâmetros operacionais de uma estação de tratamento de esgotos é importante, uma vez que serve de base para adoção de medidas que objetivam a melhoria da qualidade do efluente final. Com este estudo buscou-se monitorar doze parâmetros físico-químicos da estação de tratamento de esgotos de Armação dos Búzios de setembro de 2010 a agosto de 2013. Todos os parâmetros efluentes estiveram de acordo com a legislação, exceto nitrogênio e fósforo totais, que ficaram em desacordo com a legislação estadual em somente um mês de pesquisa cada. As eficiências de remoção da demanda bioquímica de oxigênio e dos sólidos suspensos totais aumentaram com o decorrer do monitoramento e foram consideradas bastante satisfatórias. É possível afirmar que as vazões estimadas não irão exceder a de projeto para nenhuma das condições de retorno consideradas. Este estudo servirá de base para análise de confiabilidade de estações de tratamento de esgotos no Estado do Rio de Janeiro, inédito para a área, mas já realizado em outras regiões do país.



Resumo Inglês:

The physicochemical monitoring of the operational parameters of a sewage treatment plant is important once it ser ves as the basis for adopting measures that aim to improve the quality of the final effluent. This study aimed to monitor twelve physicochemical parameters of the sewage treatment plant of Armação dos Búzios from September 2010 to August 2013. All effluent parameters were in accordance with the legislation, except total nitrogen and phosphorus, which remained in disagreement with state legislation in only one month of research each. The removal efficiencies of biochemical oxygen demand and total suspended solids increased as the monitoring progressed and were considered very satisfactory. It is possible to affirm that the estimated flows will not exceed the project flow for any of the considered return conditions. The present study will ser ve as a basis for reliability analysis of sewage treatment plants in Rio de Janeiro State, unprecedented for the area, but it has already carried out in other regions of the country.



Resumo Espanhol:

El monitoreo físico-químico de los parámetros operacionales de una estación de tratamiento de aguas residuales es importante, ya que sirve de base para la adopción de medidas que objetivan la mejora de la calidad del efluente final. Con este estudio se buscó monitorear doce parámetros físico-químicos de la estación de tratamiento de aguas residuales de Armação dos Búzios de septiembre de 2010 a agosto de 2013. Todos los parámetros efluentes estuvieron de acuerdo con la legislación, excepto nitrógeno y fósforo totales, que quedaron en desacuerdo con la legislación estatal en sólo un mes de investigación cada uno. Las eficiencias de remoción de la demanda bioquímica de oxígeno y de los sólidos suspendidos totales aumentaron con el transcurso del monitoreo y se consideraron bastante satisfactorias. Es posible afirmar que los caudales estimados no superarán el de proyecto a ninguna de las condiciones de retorno consideradas. Este estudio servirá de base para análisis de confiabilidad de estaciones de tratamiento de aguas residuales en el Estado de Río de Janeiro, inédito para el área, pero ya realizado en otras regiones del país.