Modelo de representação bibliográfica para cartazes cinematográficos aplicando o formato MARC e a proposta de indexação imagética de Panofsky

Informação@Profissões

Endereço:
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 - Cx. Postal 6001 - Campus Universitário
Londrina / PR
86051-990
Site: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof
Telefone: (43) 3371-4348
ISSN: 2317-4390
Editor Chefe: Brígida Maria Nogueira Cervantes
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

Modelo de representação bibliográfica para cartazes cinematográficos aplicando o formato MARC e a proposta de indexação imagética de Panofsky

Ano: 2015 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Ana Maia Cunha, Eliane Serrão Alves Mey
Autor Correspondente: Ana Maia Cunha | [email protected]

Palavras-chave: Cartaz de cinema, Catalogação, Cinema, Biblioteca Central do Gragoatá (Niterói, RJ)

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução: Embora a Universidade Federal Fluminense ofereça o curso de Graduação em Cinema desde 1968, ainda não há um modelo de representação bibliográfica adequado para catalogar uma coleção especial de total interesse para esta comunidade acadêmica, a de “Cartazes Cinematográficos”. Objetivo: Apresentar um modelo de representação bibliográfica para cartazes cinematográficos. Metodologia: Realiza a análise documental e análise de conteúdo da coleção especial “Cartazes Cinematográficos” integrante do acervo da Biblioteca Central do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense tendo como recorte temporal o período de 1930 a 1945, considerado a época áurea do cinema. Utilização do formato MARC e aplicação dos níveis de significado observáveis em imagens segundo o historiador e crítico de arte Erwin Panofsky. Inserção dos dados na Base Pergamum. Resultados: Exemplifica o modelo de representação sugerido, através da inserção de dez cartazes cinematográficos na Base de Dados Pergamum, a qual é utilizada pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal Fluminense. Conclusões: Aponta os cartazes cinematográficos como documentos relevantes para o estudo da historiografia cinematográfica nacional e mundial. Elenca os campos MARC considerados apropriados para a catalogação de cartazes cinematográficos



Resumo Inglês:

Introduction: Since 1968 the Federal Fluminense University offers a Graduation Cinema course. Nevertheless, there is no Cataloging model for a very interesting special collection, the Movies Posters collection. Objective: Presents a cataloging model for movies posters. Methodology: Makes the document and content analysis of the “Movies Posters” special collection, which belongs to the Fluminense Federal University Gragoatá Central Library. The movies posters analyzed were from motion pictures produced between the years of 1930 and 1945, which are considered the cinema’s golden age. Applies the historian and art critical Erwin Panofsky’s three levels of meaning in images to the movies posters indexation and the MARC Format. Results: Exemplifies the cataloging model suggested, through the insertion of ten movies posters at the Pergamum Data Base, which is the one used for the Fluminense Federal University Libraries System. Conclusions: Points movies posters as relevant documents not only for the Brazilian but for worldwide history study. Lists the MARC fields believed to be suitable for cataloguing movies posters.



Resumo Espanhol:

Introducción: Aunque la Universidad Federal Fluminense ofrece el curso de Pregrado Cine desde 1968, no hay un modelo adecuado que representa los datos bibliográficos para catalogar una colección especial de interés total a la comunidad académica, los "Carteles Cinematográficas". Objetivo: Presentar un modelo representativo de carteles cinematográficas. Metodología: Realiza el análisis de documentos y análisis de contenido de la colección especial "Carteles Cinematográficas" perteneciente a la Biblioteca Central de Gragoatá de la Universidad Federal Fluminense, con el tiempo de enmarcar el período 1930/45, considerado la edad de oro del cine. Utiliza el formato MARC y aplica los niveles de significación observado en imágenes según el historiador y crítico de arte Erwin Panofsky. Resultados: Ejemplifica el modelo de representación sugerido por la inserción de diez carteles de cine en el Pérgamum base de datos, que es utilizado por el Sistema de Bibliotecas de la Universidad Federal Fluminense. Conclusiones: Señala los carteles cinematográficas como documentos de interés para el estudio de la historia nacional y mundial del cine. Enumera los campos MARC considerados aptos para la catalogación de carteles cinematrográficas.