Mobilidade noturna no cinema brasileiro contemporâneo: espectralidades na cidade 24-horas

Revista Visuais

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ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Mobilidade noturna no cinema brasileiro contemporâneo: espectralidades na cidade 24-horas

Ano: 2021 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Sara Brandellero
Autor Correspondente: Sara Brandellero | [email protected]

Palavras-chave: Estudos da noite, Road movies, Mobilidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute o filme Breve miragem de sol (Rocha, 2019) dentro do emergente campo teórico dos ‘estudos da noite’ (Kyba et al 2020), campo transdiciplinar voltado para aspectos da experiência humana muitas vezes negligenciados pela atenção preponderantemente dirigida à existência diurna. O ponto de partida é o conceito da noite como ‘fronteira’ (Melbin, 1978), que problematiza a comercialização e colonização do tempo-espaço da noite, e o conceito de espectralidade no contexto do cotidiano (Blanco & Peeren, 2010), para discutir a representação de Paulo (Fabrício Boliveira), taxista noturno que, enquanto a cidade ‘dorme’, nos desvenda o lado invisível da cidade 24-horas.



Resumo Inglês:

This article discusses the film Breve miragem de sol (Rocha, 2019) within the emerging field of ‘night studies’ (Kyba et al 2020), transdisciplinary field of study that addresses aspects of human experience often neglected by a focus dominated by a daytime perspective. Its starting point is the concept of night as ‘frontier’ (Melbin, 1978), which problematizes the commercialization and colonization of the night time-space, and the concept of spectrality in the everyday (Blanco & Peeren, 2010), to discuss the representation of Paulo (Fabrício Boliveira), nighttime taxi driver who, while the city ‘sleeps’, unveils the invisible side of the 24-hour city.



Resumo Espanhol:

Este artículo discute la película Breve miragem de sol (Rocha, 2019) dentro del campo teórico emergente de los ‘estudios de la noche’ (Kyba et al 2020), campo transdiciplinar dirigido para aspectos de la experiencia humana muchas vezes negligenciados por un enfoque preponderantemente dirigido a la existencia diurna. El punto de partida es el concepto de la noche como ‘frontera’ (Melbin, 1978), que problematiza la comercialización y colonización del tempo-espacio de la noche, y el concepto de espectralidad en el contexto de lo cotidiano (Blanco & Peeren, 2010), para discutir la representación de Paulo (Fabrício Boliveira), taxista noturno que, en cuanto la ciudad ‘duerme’, nos revela el lado invisible de la ciudad 24-horas.