Miradas sobre el reencuentro: dos contextos de devolución de las fotografías Yaganes tomadas por Martin Gusinde (1918-1923)

Revista Mundaú

Endereço:
Avenida Lourival Melo Mota - S/n - Tabuleiro do Martins
Maceió / AL
57072-900
Site: http://www.seer.ufal.br/index.php/revistamundau
Telefone: (82) 3214-1322
ISSN: 2526-3188
Editor Chefe: Silvia Aguiar Carneiro Martins
Início Publicação: 01/12/2016
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

Miradas sobre el reencuentro: dos contextos de devolución de las fotografías Yaganes tomadas por Martin Gusinde (1918-1923)

Ano: 2017 | Volume: 0 | Número: 3
Autores: Daniella Ramírez
Autor Correspondente: Daniella Ramírez | [email protected]

Palavras-chave: Yaganes; Martin Gusinde; Fotografía etnográfica; Patagonia; Museo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa duas experiências de devolução de fotografias para os yaganes - um grupo indígena do sul da Patagônia - tomado por Martin Gusinde, um antropólogo e sacerdote do Verbo Divino. A primeira análise refere-se às imagens retornadas por Martin Gusinde durante suas viagens ao sul do Chile e à Patagônia argentina entre 1918 e 1923. A segunda análise refere-se às fotografias que foram retornadas entre 2012 e 2014 como parte do projeto conjunto entre Museu Antropológico Martin Gusinde e a comunidade indígena yagan (Puerto Williams, Chile). Neste circuito, ambas as experiências pressupõem um "reencontro" no qual a fotografia é um meio visual resignificado. Neste reencontro o arquivo, o texto etnográfico e o museu são espaços que levam a identificar os trânsitos de sentido da imagem, dos quais surgem as tensões sobre o imaginário de Yagans, bem como as histórias e memórias familiares e regionais.



Resumo Inglês:

This article analyzes two experiences of returning photographs to the yagans – an indigenous group of southern Patagonia - taken by Martin Gusinde, an anthropologist and Austrian priest. The first analysis refers to the pictures returned by Martin Gusinde during his trips to southern Chilean and Argentinean Patagonia between 1918 and 1923. The second analysis refers to the photographs that were returned between 2012-2014 as part of the joint project between the Martin Gusinde Anthropological Museum and the yagan indigenous community (Puerto Williams, Chile). In this circuit both experiences presuppose a “reencounter” in which photography is a visual medium that is resignified. In this reencounter, the archive, the ethnographic text and the museum are spaces that lead to identify transits of sense of the image, from which tensions arise on the imaginary of yagans, as well as family and regional history and memories.



Resumo Espanhol:

En el presente artículo se hace análisis de dos experiencias de devolución fotográfica a los yaganes –indígenas originarios del sur de la Patagonia-, tomadas por Martin Gusinde, antropólogo y sacerdote del Verbo Divino. El primer análisis refiere a la devolución realizada durante sus viajes al sur austral de la Patagonia chilena y argentina entre 1918 y 1923; el segundo, a la devolución efectuada entre 2012-2014, como parte del trabajo conjunto del Museo Antropológico Martin Gusinde con la comunidad indígena yagán (Puerto Williams, Chile). En este circuito de las dos devoluciones, se presupone un “reencuentro”, donde la fotografía es un medio visual que se actualiza y resignifica. En él, el archivo, el texto etnográfico y el museo son espacios que permiten identificar tránsitos de sentido de la imagen, de los que surgen tensiones entre los imaginarios sobre los yaganes, con las historias y memorias familiares y regionales.



Resumo Francês:

Nous analysons dans cet article deux expériences où des photographies ont été restituées aux yagans, indigènes originaires du Sud de la Patagonie. Ces photographies ont été prises par Martin Gusinde, anthropologue et prêtre du Verbe Divin. La première restitution a eu lieu pendant ses voyages au Sud austral de la Patagonie chilienne et argentine entre 1918 et 1923; la deuxième, elle, a eu lieu entre 2012 et 2014, résultat du travail collectif du Musée Anthropologique Martin Gusinde et de la communauté yagane (Puerto Williams, Chili). Dans ce circuit des deux restitutions, on assiste à des "retrouvailles": la photographie devient un moyen visuel qui se trouve réactualisé et resignifié. L'archive, le texte ethnographique et le musée deviennent des espaces qui confirment l'existence de passages de sens dans l'image, qui font émerger des tensions dans l'imaginaire des yagans et dans les histoires et les mémoires familiales