MINISTÉRIOS E SERVIÇOS LITÚRGICOS NUMA IGREJA TODA MINISTERIAL A MINISTERIALIDADE EM DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO PÓS-CONCILIAR (I)

Perspectiva Teológica

Endereço:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto
Belo Horizonte / MG
31720-300
Site: http://periodicos.faje.edu.br/index.php/perspectiva
Telefone: (31) 3115-7054
ISSN: 2176-8757
Editor Chefe: Francisco das Chagas de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/1968
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Teologia

MINISTÉRIOS E SERVIÇOS LITÚRGICOS NUMA IGREJA TODA MINISTERIAL A MINISTERIALIDADE EM DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO PÓS-CONCILIAR (I)

Ano: 2006 | Volume: 38 | Número: 106
Autores: José Raimundo de Melo
Autor Correspondente: [email protected] | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A multiplicidade e variedade dos serviços ministeriais que se fazem presentes na celebração litúrgica do povo de Deus é elemento chave na compreensão da comunidade cristã, pois os ministérios, em definitivo, exprimem e definem a própria realidade da Igreja. A inteira assembléia é ministerial porque a Igreja mesma é toda ministerial. E esta ministerialidade se expressa na liturgia através da diversidade de funções e ofícios que cada um é chamado a desempenhar. Ao contrário do que quase sempre sucede no mundo, porém, a hierarquia de funções na Igreja não denota prestígio e nem pode conduzir à acepção de pessoas. Ancorada na mais pura linha evangélica, deve ela indicar compromisso cristão e serviço fraterno em total doação a Deus e aos irmãos. Para uma reflexão sobre esta importante realidade eclesial, que a partir sobretudo do Concílio Vaticano II a Igreja tem aprofundado e se esforçado em viver, empreenderemos a seguir, ancorados em alguns textos litúrgicos, um estudo a respeito dos ministérios presentes no momento celebrativo da comunidade cristã. Publicamos aqui a primeira parte do artigo.