Merleau-Ponty e Cézanne restituição da natureza primordial

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Merleau-Ponty e Cézanne restituição da natureza primordial

Ano: 2010 | Volume: 5 | Número: 7
Autores: Amauri Carboni Bitencourt
Autor Correspondente: Amauri Carboni Bitencourt | [email protected]

Palavras-chave: ser selvagem, mundo primordial, pintura francesa, Cézanne, Paul, 1839-1906

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O propósito deste artigo é mostrar que a pintura do francês Paul Cézanne possibilitou a Merleau-Ponty uma maneira de ver o mundo em sua origem: um lugar ambíguo, reversível. Ao expressar a natureza na tela, o pintor realizava aquilo que o filósofo queria fazer na filosofia: a reconstituição do mundo como sentido de ser absolutamente diferente do “representado”, a saber, como ser vertical que nenhuma das “representações” esgota e que todas “atingem”, o “Ser selvagem”. É em Cézanne que Merleau-Ponty encontra a crença no mundo da percepção, mundo onde há uma reversibilidade do visível e do invisível, a partir da qual a pintura acontece. Este trabalho trata, pois, da investigação merleau-pontyana das teorias e obras de Cézanne: a concepção de representar os objetos em perspectiva e a busca por cores adequadas e pelo contorno que expressa a profundidade do mundo vivido. Com um olho em Cézanne e outro no mundo da vida, Merleau- -Ponty elabora uma teoria onde mostra a origem do sentido e nos faz perceber o “mundo primordial”.



Resumo Inglês:

The purpose of this article is to show that the paint of French Paul Cezanne allowed to Merleau-Ponty a way of to see the world in its origin: an ambiguous place, reversible. To express the nature in painting, the painter realized that what philosopher wanted to make in the philosophy: The reconstitution of the world as the sense of be, absolutely, different of the “represented”, the know, how the vertical be that any of “representations” finish and “affect” all, the “Wild Being”. It is in Cézanne that Merleau-Pont meets the creed in the world of perception, a world where there is reversibility of visible and invisible, from which the painting happens. This study is Merleau-pontyan investigation of theories and works of Cezanne: The concept of to represent objects in perspective and the search for appropriate colors by contour that expresses the depth of the world lived. With an eye on Cézanne and another in the life, Merleau-Ponty elaborates a theory where shows the origin of sense and makes us to perceive the “primordial world”.