Memória e representação da figura masculina em canções tradicionalistas

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Memória e representação da figura masculina em canções tradicionalistas

Ano: 2016 | Volume: 41 | Número: Especial
Autores: A. P. T. Porto
Autor Correspondente: A. P. T. Porto | [email protected]

Palavras-chave: memória, figura masculina, canção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Reconhecer o imaginário cultural rio-grandense representado em obras de grande repercussão junto ao público é uma das motivações desta pesquisa, cujo objetivo é discorrer sobre como se dá a representação da figura masculina, a partir da identificação de seu perfil, valores e ideais, em canções tradicionalistas gaúchas, compostas do final do século XX ao XXI. Toma-se como objetos de análise canções que, conforme apontam as referências bibliográficas, são consideradas populares e largamente reconhecidas pelo público ouvinte no contexto sulino, construindo-se produtos da cultura de massa. As canções selecionadas no corpus deste trabalho são selecionadas a partir da obediência aos seguintes critérios: compostas ou gravadas por José Cláudio Machado, um dos artistas mais populares do tradicionalismo gaúcho; referência à figura masculina nas letras; canções gravadas por grupos ou intérpretes que obtiveram destaque junto ao público. A pesquisa de caráter bibliográfico limita-se à análise das letras, não destacando a melodia e os arranjos musicais como ponto de reflexão. Na composição das letras dessas canções, a representação da figura masculina parece ser um elemento importante de manutenção de figura masculina ligada ao campo assim como de conservação de valores e pressupostos culturais de gênero e de estereótipos masculinos cultuados desde o século XIX no Rio Grande do Sul, de forma a manter certos traços caracterizadores da valentia, da superioridade e da virilidade do homem gaúcho. Nessa perspectiva, entende-se que a construção da memória da figura masculina está atrelada a uma visão conservadora e patriarcal, o que implica a revalorização do passado cultural.



Resumo Inglês:

To recognize the Rio-grandense cultural imaginary represented in works with great repercussion among the public is one of the motivations of this research, whose purpose is to deal with one main problem: how is the male figure depicted departing from the identification of his profile, values, and ideals, in regional traditionalist songs written by the end of the XXth century to the XXIst? The corpus of analysis is composed by songs that, as the bibliographical references point out, are considered popular and widely recognized by the listening public in the southern Brazilian context, building up products of mass culture. The songs were selected according to the following criteria: written or recorded by José Cláudio Machado, one of the most popular artists of the gaúcho traditionalism; reference to the male figure in the lyrics; songs recorded by groups or interpreters who achieved distinction among the public. The bibliographical research is circumscribed to the analysis of the lyrics, emphasizing neither the melody nor the musical arrangements as a point of reflection. In the composition of such lyrics, the representation of male figure seems to be an important part of the preservation of male figure linked to the rural area along with the preservation of values and cultural assumptions of genre and male stereotypes worshiped in Rio Grande do Sul since the XIXth in order to maintain certain features of bravery, superiority, and virility of the gaúcho man. In this perspective, the construction of male figure memory is linked to a conservative and patriarchal vision, which entails the upgrading of the cultural past.