Memória e errância pela metrópole no romance O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam, de Evandro Affonso Ferreira

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Memória e errância pela metrópole no romance O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam, de Evandro Affonso Ferreira

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 9
Autores: Júlia Nunes Azzi
Autor Correspondente: J. N. Azzi | [email protected]

Palavras-chave: O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam, mendigo, metrópole, memória, errância, beggar, metropolis, memory, wandering

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho propõe-se a analisar o personagem do mendigo-narrador no livro O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam, de Evandro Affonso Ferreira, em sua relação com o espaço urbano. O mendigo, como um andarilho, percorre a cidade em errância, guiado pelas memórias da amada que o abandonou e que agora aparece como esperança de salvação em meio à miséria. Para além das lembranças que o espaço suscita no personagem, este também lança um olhar observador para a metrópole e para os marginalizados que a percorrem. Neste estudo, em um primeiro momento, procura-se analisar como a memória funciona de guia para o mendigo no espaço da cidade. Em um segundo momento, busca-se pensar as relações do personagem com a metrópole, sua errância e seu isolamento em face do outro. Por último, objetiva-se refletir sobre o modo como o personagem enxerga a si e aos outros marginalizados que observa. Como aporte teórico para este estudo são utilizados textos de Renato Cordeiro Gomes, Richard Sennett, Zygmunt Bauman, entre outros que auxiliam a elucidar as questões analisadas.



Resumo Inglês:

This paper will analyze the relations between the main character from the book O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam - by Evandro Affonso Ferreira – and the urban space. The character is a beggar who wanders through the city, guided only by the memories of his lover, who abandoned him in the past but now appears as a symbol of hope and salvation amidst misery. As the space revives such memories in the character, he also sets a particular point of view to the city, regarding the marginalized people who inhabit it. In this study, in a first moment, the objective is to analyze how memory works as a guide to the beggar in the urban space. Then, the focus is to establish relations between the character and the city, his wanderings and isolation in counterpoint to the others who are also part of it. Finally, this paper will reflect upon the way in which the main character sees himself and the others who are in the same position as him, marginalized. The works which will serve as theoretical support to this study include texts from Renato Cordeiro Gomes, Richard Sennett, Zigmunt Bauman, among others who are believed to help clarify the questions proposed.