As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet

Informação em Pauta

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ISSN: 2525-3468
Editor Chefe: Luiz Tadeu Feitosa
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação

As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Fernando Santos da Silva
Autor Correspondente: Fernando Santos da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Mediação na internet, Futebol na internet, Comunicação mediada por computador, Redes sociais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Opresente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediaçõesnas páginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos específicos: analisar os sites oficiais do Ceará Sporting  Club,  do  Ferroviário  Atlético  Clube  e  do  Fortaleza  Esporte  Clube, buscando conhecer   as   ferramentas   e   os   recursos   comunicacionais   e   informacionais   e   as possibilidades  de  mediação  presentes;  investigar  como  as  mediações  e  interações  são vistas nessa relação entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais;e analisar como são empreendidas as conversações nesses espaços virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores.Discorre   sobre  a   mídia  e   suas   características,  entendendo-a   como   um processo complexo composto por elementos como a comunicação, a cultura e a mediação se  utilizando  da  perspectiva  dos  Estudos  Culturais  para  entender  a  relação  entre  essas categorias.  Enfatiza  as  principais  abordagens  da  mediação  na  Ciência  da  Informação, salientando como a concepção de mediação,a partir do viés simbólico,ajuda a expandiro olhar da área sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigação, mostrando o futebol como ambiente possível de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenômeno social e cultural e a relação que existe entre esse esporte e a mídia. Expõe as características da veiculação do futebol através dos meios de comunicação, destacando a  proximidade  que  existe  entre  os  dois  elementos.  Enfatiza  a  internet  como  um  dos principais    veículos    pelos    quais    o    esporte    se    populariza    e    se    expande    na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa,de cunho exploratório, que utiliza a  etnografia  e  a  observação  para  ambientação  no  campo  e  coleta  de  dados,  além  da conversação em rede para a análise das interações entre os torcedores e clubes nas redes sociais.  Conclui  que  as  mediações  nos sites são  de  cunho  informacional,  a  partir da organização  das  informações,  e  simbólico,pelas  possibilidades  de  criação  de  sentidos  e significados com base no que é veiculado nas páginas. Ressalta as atitudes e motivações dos usuários e suas próprias estratégias de organização e apropriação das informações e dos  conteúdos  simbólicos.  Deduz  que  as  interações  como  apropriação  se  estabelecem nessas   ações   dos   usuários   para   além   daquilo   que   as   ferramentasoferecem.   As conversações     são,     assim,exemplos     dessa     apropriação,     sendo     empreendidas principalmente  das  redes  sociais,  o  que são utilizadastanto  pelos  clubes  como  pelos torcedores.  Entende  que  torcedores  e  clubes  passaram  a  possuir  mais  autonomia  ao utilizar  as  tecnologias de  informação  e  de  comunicação,  fornecendo  possibilidades  à Ciência  da  Informação  de  um  entendimento  mais  amplo  da  produção,  organização  e apropriação   da   informação   e   das   mediações   em   ambientes   virtuais,   considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliação desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenômeno.



Resumo Inglês:

This work analyzes the typography and the cultural manners as times have perceived it, not only as a system producing series of texts, but the purposes ascribed to the aesthetics of   the   characters   and   the   compositions.   It   highlights   the   dynamic   nature   of   the construction  of  meanings  that  interact  with  men  beyond  mechanical  operations  and verbal representations. It also reflects the ordering marks in the typographic symbolisms, expressed  in  their  cultural  regimes  of  information.  Dealing  with  this  informational complexity  is  the  main  objective  of  this  research  carried  out  in  the  master's  degree  of Information Science at Federal University of Ceará. It relies on the social epistemology of the  field  to  understand  typography  in  a  way  not  restricted  to  physical  and  cognitive dimensions,   but   as   a   complex   and   relatable   phenomenon   to   socially   constructed ordinations   and   meanings.   For   that,   it   uses   anthropological   and   hermeneutical assumptions which have been used by this field to update its object of study, which are the  notions  of  cultural  mediation,  neodocumentation  and  information  regime.  As  an empirical  experiment,  we  opted  to  analyze  the  graphic  design  of  the  special  notebooks produced by the Ceará newspaper O Povo and the winners of the Esso Journalism Award in  the  category  of  graphic  creation  for  the  newspaper  Planeta  seca  (2012)  and  Sertão  a ferro e fogo (2014). These are thematic and investigative journalistic productions linked to the imaginary of the northeastern backlands. These documents and their typographic symbolisms  were  interpreted  by  the  bias  of  their  production  process  and  by  the professionals  who  sign  their  content,  using  the  hermeneutic-dialectical  method  and  the interview and participant observation techniques. This study of exploratory, qualitative and     documentary     nature     made     it     possible     to     understand     the     objects     as infocommunicational   phenomena   resulting   from   social   practices   operated   in   the newspaper  environment.  Thus,  they  become  dynamic  codes  of  interaction,  in  which mediators  play  an  active  role  in  constructing  unusual  readings,  hybrid  narratives  that relate to a diversity of contexts and identities. In addition, its production process marks and at the same time conditions the communication team and enterprise, which are now publicly  recognizedfor  this  type  of  relationship  with  information.  It  is  concluded  that these   special   notebooks   and   their   typographies   integrate   complex   cultural   and informational  categories,  by  which  they  become  illustrative  phenomena  for  the  social paradigm of InformationScience. This finding favors the line of contemporary research in this field and its interdisciplinary tradition.