Matisse, "The Moroccans": vendo por si mesmo

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Matisse, "The Moroccans": vendo por si mesmo

Ano: 2021 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Barbara Ellmann
Autor Correspondente: Barbara Ellmann | [email protected]

Palavras-chave: Museus, Abstração, Artista do Ensino, Matisse

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um pintor e artista autônomo de Nova York descreve uma experiência ao visitar a pintura de Matisse "Os Marroquinos" no Museu de Arte Moderna com um grupo de jovens e suas famílias. Ela descreve seus métodos de educação estética, que incluem encorajar os visitantes do museu a se envolverem profundamente com as obras de arte, observando, fazendo perguntas e participando de discussões em grupo. Quando as conclusões dos visitantes sobre "Os marroquinos" se revelam conflitantes com o texto da parede do museu, eles questionam no que deveriam acreditar - em seus próprios olhos ou na interpretação oficial do museu sobre esta obra abstrata. Conectando essa experiência à escrita de John Dewey sobre o propósito da arte e o poder do observador para ativar um objeto de arte, o autor reflete sobre o papel dos museus e as prioridades às vezes conflitantes de engajamento público e autoridade acadêmica.



Resumo Inglês:

A New York painter and freelance teaching artist describes an experience visiting Matisse’s painting “The Moroccans” at the Museum of Modern Art with a group of young people and their families. She describes her aesthetic education methods which include encouraging museum visitors to engage deeply with works of art by noticing, asking questions, and participating in group discussion. When the visitors’ conclusions about “The Moroccans” turn out to be at odds with the museum’s wall text, they question what they should believe—their own eyes or the museum’s official interpretation of this abstract work. Connecting this experience to John Dewey’s writing about the purpose of art and the power of the perceiver to activate an art object, the author reflects on the role of museums and the sometimes conflicting priorities of public engagement and scholarly authority.



Resumo Espanhol:

Un pintor y artista docente autónomo de Nueva York describe una experiencia al visitar el cuadro de Matisse “Los marroquíes” en el Museo de Arte Moderno con un grupo de jóvenes y sus familias. Ella describe sus métodos de educación estética, que incluyen alentar a los visitantes del museo a involucrarse profundamente con las obras de arte al darse cuenta, hacer preguntas y participar en discusiones grupales. Cuando las conclusiones de los visitantes sobre “Los marroquíes” resultan contrarias al texto de la pared del museo, se preguntan qué deberían creer: sus propios ojos o la interpretación oficial del museo de esta obra abstracta. Conectando esta experiencia con los escritos de John Dewey sobre el propósito del arte y el poder del perceptor para activar un objeto de arte, el autor reflexiona sobre el papel de los museos y las prioridades a veces conflictivas del compromiso público y la autoridad académica.