MARIA ÍCONE E CANTO DA TERNURA DE DEUS NA TRADIÇÃO ORIENTAL UCRANIANA

Caderno Teológico

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Editor Chefe: Jefferson Zeferino e Jaci de Fátima Candiotto
Início Publicação: 30/06/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

MARIA ÍCONE E CANTO DA TERNURA DE DEUS NA TRADIÇÃO ORIENTAL UCRANIANA

Ano: 2015 | Volume: 3 | Número: 3
Autores: Romeu Smach, Marcio Luiz Fernandes
Autor Correspondente: Marcio Luiz Fernandes | [email protected]

Palavras-chave: iconografia, canto, significado social

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Resumo Português:

 

O presente artigo tem o objetivo de mostrar a intrínseca relação da iconografia com o canto litúrgico na perspectiva da comunidade ucraniana e o seu significado social. As características hiléticas dos ícones, associado ao canto, inserem o fiel na atmosfera mistagógica que transcende e atinge a prática cotidiana sob o influxo da fé. A compreensão das verdades inscritas nos ícones estimula a meditação e a oração. O canto de diversos modos expressa o conteúdo iconográfico. Pode-se dizer que o ícone é a imagem de um canto e este a expressão do ícone. Associar a beleza de ambos pressupõe uma maneira de vivenciar a fé. Os autores estudados evidenciam que a iconografia e o canto litúrgico para os ucranianos constituem momento de experiência religiosa e memória da religiosidade do próprio povo. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre os ícones e o canto litúrgico, sua importância e significado social bem como suas características. Tanto o canto como a iconografia revelam um apofatismo que se evidencia de modo singular na divina liturgia e se ramifica na família e sociedade. O conteúdo expresso por ambos converge para uma evangelização e divulgação da fé vivida pelos seus descendentes. A principal conclusão do estudo consiste na compreensão teológica da iconografia e do canto litúrgico como essência da expressão do culto mariano. Neste sentido, o canto e os ícones têm uma função mistagógica, catequética e de manutenção bem como enriquecimento da fé que influenciam na vivência do fiel na sociedade.