Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as modulações cognitivas
estão sendo configuradas no processo de jogar um Alternate Reality Game
(ARG), um gênero de jogo que transcende a realidade e a ficcionalidade por
meio de enigmas que ocupam tanto os espaços virtuais quanto os urbanos.
Partindo do princÃpio de que as regras do gameplay e a operacionalidade deste
gênero de jogo são complexas, os ARGs exigem do jogador uma multiplicidade
cognitiva baseada em compartilhamento social e informacional de suas
descobertas em espaços sociais criados para tal finalidade. Dessa forma, esta
pesquisa busca compreender como se constituem as configurações cognitivas
destes indivÃduos em sua interação com seus pares e com o objeto.
This research aims to understand how the cognitive modulations are configured on
the process of playing an Alternate Reality Game (ARG), a genre that transcends
reality and fiction through puzzles that occupy both virtual and urban spaces. Assuming
that their rules of gameplay and their operationally of this kind of game are
based on a complex and, ARGs requires the gamers a cognitive multiplicity based
on social and informational sharing in the spaces created for this purpose. Thus,
this research seeks to understand how the cognitive configurations of these individuals
in their peer interaction with the object are constituted.