Mapa, memória, localidade e arquivo: diálogo latino-americano

Caligrama

Endereço:
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
Belo Horizonte / MG
31270-901
Site: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/index
Telefone: (31) 3409-6092
ISSN: 22383824
Editor Chefe: César Nardelli Cambraia
Início Publicação: 30/11/1981
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

Mapa, memória, localidade e arquivo: diálogo latino-americano

Ano: 2008 | Volume: 13 | Número: 0

Palavras-chave: Ángel Rama, Diário, crítica literária, América Latina, critique litéraire; Amérique Latine

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto focaliza o Diário, de Ángel Rama, publicado em 2001 (Uruguai). Para isso toma-se como ponto de partida a posição do autor Walter Mignolo (um dos representantes da crítica cultural contemporânea). Em seu livro Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar trata da leitura de outros mapas afroculturais a partir de histórias locais. Tendo por base essa ideia, será mostrada que há a possibilidade de focalizar o Diário, de Ángel Rama, escrito em seu exílio na Venezuela, como um mapa intersticial que permite compreender a maneira como o escritor uruguaio estava realizando uma outra história da crítica literária latino-americana, pensada a partir do exílio, em um espaço sem fronteira.



Resumo Francês:

Ce texte analyse le Diario, d’Ángel Rama, publié en 2001 (Uruguay), en prenant comme point de départ la position de l’auteur Walter Mignolo, l’un des réprésentants de la critique culturelle contemporaine. Dans son livre Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar, Mignolo traite de la lecture d’autres cartes géoculturelles à partir des histoires locales. Ayant pour base cette idée, nous allons montrer qu’il y a la possibilité de focaliser le Diario, de Ángel Rama, écrit dans son exil au Vénézuéla, comme une carte interstitielle qui permet de comprendre la façon dont l’écrivain uruguayen était en train de réaliser une autre histoire de la critique littéraire latino-américaine, pensée à partir de l’exil, dans un espace sans frontière.