A manifestação do espírito cruzadístico através da assimilação negativa do 'outro' mexica: a alteridade na conquista de México-Tenochtitlán (1519-1521)

Temporalidades

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ISSN: 1984-6150
Editor Chefe: Magno Moraes Mello
Início Publicação: 28/02/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

A manifestação do espírito cruzadístico através da assimilação negativa do 'outro' mexica: a alteridade na conquista de México-Tenochtitlán (1519-1521)

Ano: 2010 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Guilherme Queiroz de Souza
Autor Correspondente: Guilherme Queiroz de Souza | [email protected]

Palavras-chave: alteridade, cruzada, conquista de méxico-tenochtitlán

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa como a alteridade dos conquistadores no contato com os mexicas foi assimilada negativamente durante as etapas finais da expedição contra o México-Tenochtitlán (1519-1521), inflamando o espírito cruzadístico dos “espanhóis”. Fundamentalmente a partir do início dos combates, aproximado com o tradicional inimigo, os mexicas foram tratados pelos conquistadores da mesma forma que o “outro” já conhecido e mais odiado, principalmente o secular adversário islâmico. Para essa apreciação, nosso corpus documental se concentrou principalmente em alguns relatos dos “soldados-cronistas” que participaram da expedição. Nossa abordagem teórica seguiu os parâmetros apresentados por Hernán Taboada (contexto e conjuntura) e por Tzvetan Todorov (conceito de alteridade).



Resumo Inglês:

This article analyzes how the alterity of the conquerors in contact with the mexicas was assimilated negativity during the final stages of the expedition against Mexico-Tenochtitlán (1519-1521), that ignite the crusader’s spirit of the “Spaniards”. Fundamentally after the beginning of the combats, approximate with the traditional enemy, the mexicas were treated by the “Spaniards” as the same form as the “other” already known and more hated, mostly the secular Islamic adversary. For this appreciation, our documental corpus concentrated principally on some reports of the “chroniclers-soldiers” who take part in the expedition. Our theoretical approach followed the parameters presented by Hernán Taboada (context and conjuncture) and by Tzvetan Todorov (concept of alterity).