A música popular na historiografia: reflexões sobre fontes e método

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A música popular na historiografia: reflexões sobre fontes e método

Ano: 2012 | Volume: 14 | Número: 24
Autores: Silvano Fernandes Baia
Autor Correspondente: Silvano Fernandes Baia | [email protected]

Palavras-chave: História da música; música popular; historiografia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca de questões teórico-metodológicas envolvendo a música, e mais especificamente a música popular, como objeto de conhecimento histó- rico. Discute as relações interdisciplinares entre a História e a Musicologia, considerando tanto a História da Música propriamente dita, quanto a utilização da música como fonte na pesquisa histórica. Inicia com algumas considerações acerca da utilização da partitura, do fonograma e demais suportes para a música como fonte na pesquisa histórica, discute a influência do repertório canônico na seleção das fontes e observa a questão da interação entre abordagens históricosociológicas e análises formais e esté- ticas. Estas reflexões metodológicas se desenvolveram a partir de um estudo da historiografia acadêmica da música popular no Brasil.



Resumo Inglês:

This paper presents some reflections on theoretical and methodological issues involving music, more specifically popular music, as a subject for historical knowledge. The interdisciplinary relations between History and Musicology are discussed, considering both the History of Music itself, and its usage as a source for historical research. It commences with some reflections on the utilization of scores, phonograms and other means of support for music as a source for historical research. The influence of the canonic repertoire in the selection of sources is addressed, as well as the question of interaction between historical sociological approaches and formal or aesthetical analysis. This methodological reflection was developed from a study on the academic historiography of popular music in Brazil.