Música Popular em Minas Gerais no século XIX: São João del Rei, um estudo de caso

Temporalidades

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Telefone: (31) 3409-5068
ISSN: 1984-6150
Editor Chefe: Magno Moraes Mello
Início Publicação: 28/02/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

Música Popular em Minas Gerais no século XIX: São João del Rei, um estudo de caso

Ano: 2010 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Marcelo Crisafuli Nascimento Almeida
Autor Correspondente: Marcelo Crisafuli Nascimento Almeida | [email protected]

Palavras-chave: música popular, cultura popular, são joão del rei

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa os espaços de produção, inserção, circulação e fruição da música popular em São João del Rei entre o final do século XIX e o início do XX. Vinculados a divertimentos tidos como entraves ao “progresso” e a “civilização”, a citar os festejos do Divino Espírito Santo e batuques oferecidos por prostitutas, gêneros musicais populares como o cateretê tiveram uma presença restrita às periferias sanjoanenses durante o final do século XIX. Percebemos, portanto, através de um jornal local do referido período, o trânsito tanto de autoridades, freqüentadoras das festas populares e batuques, como de músicos, moradores dos contornos da cidade que frequentavam o “pagode nas vendas” e lavoravam nas orquestras que se apresentavam nos elegantes salões, igrejas e teatros do centro da cidade.



Resumo Inglês:

This research examines the areas of production, integration, movement and enjoyment of popular music in São João del Rei between the late nineteenth and early twentieth centuries. Bound entertainment seen as obstacles to the "progress" and to the "civilization", to quote the celebrations of the Holy Spirit and “batuques” provided by prostitutes and popular musical genres like cateretê had a presence restricted to the outskirts sanjoanense during the late nineteenth century. We realize, therefore, through a local newspaper of that period, the transit of the authorities, attending the popular festivals and “batuques”, as the musicians, residents in the contours of the city, who attended the "pagodes at shops" and labor in the orchestras that were presented in elegant salons, churches and downtown theaters the city.