Música e vozes em Pickpocket (1959), de Robert Bresson

Revista Galáxia

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ISSN: 1519311X
Editor Chefe: José Luiz Aidar Prado
Início Publicação: 31/05/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Música e vozes em Pickpocket (1959), de Robert Bresson

Ano: 2014 | Volume: 0 | Número: 28
Autores: ALVIM, Luíza
Autor Correspondente: ALVIM, Luíza | [email protected]

Palavras-chave: música no cinema; análise fílmica; análise musical.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O cineasta francês Robert Bresson ficou conhecido pelo uso criativo dos diversos elementos sonoros em seus filmes e pela parcimônia na inserção de música. Em obras da fase intermediária de sua carreira, como Um condenado à morte escapou (1956), Pickpocket (1959) e A grande testemunha (1966), peças pré-existentes do repertório clássico foram utilizadas como música extradiegética e possuem aspectos formais que guardam analogias com sua distribuição nos respectivos filmes. Além disso, em Pickpocket, a música pré-existente de Lully também se relaciona com as vozes in e over. Na maioria das vezes, a voz in do final dos diálogos desencadeia os trechos de música, colocados em situações de movimento e com uma função semelhante ao divertimento na ópera barroca. Consideramos tambémas relações entre voz in e over e defasagens desta última com a ação e a imagem do diário do protagonista sendo escrito.