LugaresdememóriaeressignificaçãoculturalnaTerraIndígenaToldoPinhal

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ISSN: 2238-9717
Editor Chefe: Samira Peruchi Moretto
Início Publicação: 02/05/1990
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: História

LugaresdememóriaeressignificaçãoculturalnaTerraIndígenaToldoPinhal

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 31
Autores: J. A. Giaretta, J. T. Lino
Autor Correspondente: J. A. Giaretta, J. T. Lino | [email protected]

Palavras-chave: história indígena, Kaingang, terra indígena, lugares de memória.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos culturais fundamentais para a consecução da demarcação da Terra Indígena Toldo Pinhal, localizada no município de Seara, na região oeste de Santa Catarina. Utilizando-se de variadas fontes bibliográficas e audiovisuais, reflete-se aqui sobre os elementos identitários culturais que foram acionados pela referida comunidade indígena na luta pela afirmação de direitos básicos, como o acesso à terra e a manutenção de traços culturais críticos para a manutenção do “ser Kaingang”. Deste modo, apresentam-se lugares de memória distribuídos na paisagem juntamente com demais atividades culturais, com destaque para as semanas culturais. Por fim, reafirma-se que a mobilidade territorial é parte de um todo cultural deste povo, contrariando as ideias de parte dos não-indígenas que associam “nomadismo” com “ausência de apego a terra”.



Resumo Inglês:

The present paper has as its objective to show some fundamental cultural aspects to achievement of demarcation of Indigenous Land Toldo Pinhal, located on the city of Seara, in the west of Santa Catarina, Brasil. It reflects here the cultural identities elements that were added by the referred indigenous community in the struggle for the affirmation of the basic rights, as the access to the land and the maintenance of critical cultural traits of “being Kaingang”. In this way, are introduced memory places in the landscape together with other cultural aspects, with notability to the cultural weeks activities. Lastly, it reassures that the territorial mobility is part of the culture of this people, opposing the idea that non-indigenous people associate with “nomadism” with “ lack of feelings with the land”.