Lugares de memória pública e retóricas da identidade teuto-brasileira no Estado do Paraná (Séc. XX)

Revista Maracanan

Endereço:
Rua São Francisco Xavier, 524 - Pavilhão João Lyra Filho - 9º andar, Bloco F, sala 9037 - Maracanã
Rio de Janeiro / RJ
20550-013
Site: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan
Telefone: (21) 2334-0678
ISSN: 1807-989X
Editor Chefe: Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

Lugares de memória pública e retóricas da identidade teuto-brasileira no Estado do Paraná (Séc. XX)

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 24
Autores: Michel Kobelinski
Autor Correspondente: Michel Kobelinski | [email protected]

Palavras-chave: História Pública, Lugares de Memória, Identidade Teuto-Brasileira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No âmbito da história pública, o objetivo deste artigo é analisar discursos e imagens produzidas por Estanislau Schaette, Hermann Schiefelbein, Arthur Wischral e Hugo Hegenberg acerca da identidade teuto-brasileira e seu impacto sobre a sociedade paranaense na primeira metade do século XX. Pinturas, fotografias e narrativas são entendidas como expressões racionais e sensíveis que transmitem e conservam valores através de lugares de memória pública. O estudo destas linguagens artísticas, fotográficas e literárias culminou com um projeto de interação/intervenção com o público, que visa difundir e refletir tais conteúdos e, em outro momento, junto com as comunidades, produzir material audiovisual (curta-metragem).



Resumo Inglês:

In the context of public history, the aim of this article is to analyze discourses and images produced by Estanislau Schaette, Hermann Schiefelbein, Arthur Wischral and Hugo Hegenberg about the German-Brazilian identity and its impact on Parana society in the first half of the twentieth century. Paintings, photographs and narratives are understood as rational and sensitive expressions that transmit and conserve values through places of public memory. The study of these artistic, photographic and literary languages culminated in a project of interaction/intervention with the audiences, which aims to disseminate and reflect such contents and, together with the communities, produce short films.