Lugares da memória, representações e poderes

Rizoma

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ISSN: 2318-406X
Editor Chefe: Demétrio Azeredo
Início Publicação: 31/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Lugares da memória, representações e poderes

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: J. M. S. Simões
Autor Correspondente: D. Soster | [email protected]

Palavras-chave: organização social, discurso narrativo de representações, lugares de memória

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A propositada interdisciplinaridade deste estudo persegue um objetivo epistemológico: transformar a investigação empírica em contribuição para uma nova teoria da história da comunicação e da própria investigação – a comunicação antropo-histórica entre comunidades ditas tradicionais e o ‘outro’, e a investigação em que o Mesmo, no sentido que lhe foi dado por Michel Foucault, incorpora e domina a invenção do Outro. A investigação apresentou como objetivo a construção de um abundante arquivo oral e visual. A informação recolhida entre história documental e antropologia oral foi avolumando a invenção de uma ideia construída de passado, o que levou a concluir que, no discurso dos índios Potiguara, transparece uma retórica comunicacional que evoca uma ideia de passado memorial. Esta se exibe e atualiza em diversos rituais que constroem uma representação imagética da comunidade. Sabendo que a realidade, a fi cção e a imaginação são confundidas e estratégicas, é importante clarificar a distância cada vez mais crescente entre o passado e o presente de uma comunidade cuja cultura se inventa, recriando uma sorte de representação ‘folclórica’ para os turistas.



Resumo Inglês:

The purposeful interdisciplinarity of this project has an epistemological goal: to transform the empirical research in a new contribution to the history of communication theory and of the communication research itself – the communication between anthropo-historical (so-called) traditional communities and the ‘other’ and the research in which the ‘self’, in the sense give to it by Michel Foucault, incorporates and then dominates the very invention of the ‘other’. Having as a fundamental part of this research the fi eld work and the consequent organization of a large oral and visual
archive, understanding also that the information gathered from historical sources and oral anthropology was widing the invention of a constructed idea of past, we conclude that at the discourse of the Potiguara indigenious people perspires a rhetoric communication that evokes an idea of past that want to be displaied and updated at several rituals that build a imagery representation of the community. Knowing that reality, fi ction and imagination are confused and strategic, it is important to clarify the increasingly growing gap between the past and the present of a community whose culture is invented, recreating a sort of representation‘ folk’ for tourists.



Resumo Espanhol:

El carácter interdisciplinar de este proyecto persigue un propósito epistemológico: transformar las contribuciones de investigación empírica a una nueva teoría de la historia de la comunicación y de la propia investigación de la comunicación - la comunicación-antropológica histórica entre las llamadas comunidades tradicionales y el “otro” y la investigación en la que lo Mismo, el en la dirección que se le dio por Michel Foucault, incorpora y domina la invención del Otro. Una parte fundamental de esta investigácion es el trabajo de campo y la construcción de un abundante archivo oral y visual, que comprende también la información obtenida de la historia y la antropología documental hinchazón oral de la invención de una idea construida del pasado, llegamos a la conclusión de que en el discurso dos indios Potiguara transpira una comunicación retórica que evoca una idea de passado memorial que desea se mostrar y actualizar en varios rituales que construyen una representación de la imagen de la comunidad. Sabiendo que la realidad, la fi cción y la imaginación se confunden, es importante aclarar la cada vez más creciente brecha entre el pasado y el presente de una comunidad cuya cultura se inventa, recreando una especie de representación ‘popular’ para los turistas.