A literalidade e os modos do moderno na arte do início do século XX

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A literalidade e os modos do moderno na arte do início do século XX

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 30
Autores: Artur Freitas
Autor Correspondente: Artur Freitas | [email protected]

Palavras-chave: arte moderna; literalidade; arte e sociedade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O que chamamos de arte moderna é, entre outras coisas, a soma de dois modos complementares de existência, aqui nomeados de “autonomia” e “literalidade”. Para os limites deste artigo, será realizada uma análise exclusiva do viés literalista, com ênfase no mapeamento teórico e historiográfico dos diversos caminhos da literalidade da arte nas primeiras décadas do sé- culo XX. Para tanto, o texto se inicia com uma apresentação sumária dos fundamentos estético-ideológicos do modernismo artístico, para em seguida analisar alguns casos exemplares que permitam compreender os principais vetores da literalidade, a saber, a montagem e o ready-made.



Resumo Inglês:

What we call “modern art” has two modes of existence: “autonomy” and “literality.” This article examines only the literalist mode by mapping various historiographical and theoretical ways of aesthetic literality in the early twentieth century. The text begins with a presentation of ideological and aesthetic features of modernism and then analyses a few artistic examples that showcase the major expedients of literality: montage and ready-made.