As linguagens da tradição no Benim: poder e religião

Anos 90

Endereço:
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bloco 3 - Prédio 43311 - Sala 114 - Bairro Agronomia
PORTO ALEGRE / RS
0
Site: http://www.ufrgs.br/ppghist/anos90.htm
Telefone: (51) 3308-6639
ISSN: 0104236X
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 30/04/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

As linguagens da tradição no Benim: poder e religião

Ano: 2009 | Volume: 16 | Número: 30
Autores: S. C. S. Lima, S. P. Fonseca
Autor Correspondente: Sheila Conceição Silva Lima | [email protected]

Palavras-chave: Benim, Século XIII, Origem, Poder, Religiosidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo diz respeito às origens de Benim, reino tradicional de África,
habitado pelo povo Edo, localizado a oeste do Niger, que tem como principal
característica a apropriação da religiosidade e de sua mitologia, base de sua religião
tradicional, que fundamentou a construção e o desenvolvimento social e político
do reino. O reino de Benim está ligado à Ifé por seu fundador e lendário Oranyan,
filho de Oduduwa que, posteriormente, seria o rei de Oyó. A tradição fala também
de uma primeira dinastia em que doze reis foram soberanos no século XII. Na
Primeira metade do século XIII, é Eweka que institui o colégio eleitoral de sete
membros e Ewedo seu sucessor, que consolida o reino de Benim através da herança
da coroa de Oranyan, ou seja, da dinastia dos reis estrangeiros, como garante o
tamborete do ogiso. Este simbolizava toda a autoridade confiada ao guardião da
ancestralidade e dos cultos tradicionais que davam sustentabilidade ao dignatário
real, na condução do poder. Poder esse de um matiz segmentário tecido e costurado
pela religiosidade. A constituição desse espaço imaginário garante a perpetuação
do passado nas concepções do presente e inaugura o futuro, estabelecendo o
poder e a resistência de um povo, o qual tem a esfera do sagrado como norteador e organizador da esfera do temporal e resguarda aos reis iniciados a manutenção
de suas hierarquias e tradições.



Resumo Inglês:

This article concerns the origins of Benim, traditional kingdom of Africa,
lived by the people Edo, in the west of Niger, which takes as a principal characteristic
the appropriation of the religiosity and of his mythology, of his traditional religion,
which substantiated the construction and the social and political development of
the kingdom was located. The kingdom of Benim is tied the Ifé by his founding
and legendary Oranyan, son of Oduduwa who futuramente would be the king of
Oyó. The tradition talks also about a first dynasty where twelve kings were sovereign
in the century XII. In the First half of the century XIII it is Eweka what there sets
up the electoral college of seven members and Ewedo his successor, who consolidates
the kingdom of Benim through the inheritance of the crown of Oranyan, in other
words, of the dynasty of the foreign kings, as guarantees the footstool of the
ogiso, which was symbolizing all the authority entrusted to a guardian of the
ancestralidade and of the traditional worships that were giving sustentabilidade, to
a real dignatário, in the driving of the power. This power of a segmental shade
woven and sewed by the religiosity. The constitution of this imaginary space, it
guarantees the perpetuation of the past, in the conceptions of the present and they
inaugurate the future, establishing the power and the resistance of a people, having
the sphere of the consecrated one like norteador and organizer of the sphere of the
storm, protecting to the begun kings, the maintenance of his hierarchies and
traditions.