A LINGUAGEM POÉTICA PRESENTE NA NARRATIVA BICHOS DE CONCHAS, DE GLÁUCIA LEMOS

Missangas: Estudos em Literatura e Linguística

Endereço:
Av. Kaikan, s/n - Kaikan
Teixeira de Freitas / BA
45.992-255
Site: https://www.revistas.uneb.br/index.php/missangas/index
Telefone: (73) 8160-9999
ISSN: 2763-5279
Editor Chefe: Celso Kallarrari
Início Publicação: 20/12/2020
Periodicidade: Semestral

A LINGUAGEM POÉTICA PRESENTE NA NARRATIVA BICHOS DE CONCHAS, DE GLÁUCIA LEMOS

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Celso Kallarrari
Autor Correspondente: Celso Kallarrari | [email protected]

Palavras-chave: Bichos de Conchas, narrativa poética, narrador, Gláucia Lemos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretendemos, neste artigo, apresentar o romance Bichos de Conchas (2008), de Gláucia Lemos, como uma narrativa em prosa cuja linguagem dá margens para perceber nela a poesia. A partir do trabalho cuidadoso feito com as palavras, a autora traz à luz uma linguagem poética; ao mesmo tempo, acessível, simples, mas profunda e, sobretudo, lírica, realista e ficcional, porque o texto literário não pode perder sua aura mágica. Ora é Celeste, a narradora-personagem, quem toma as rédeas da narração, ora é o narrador-onipresente quem busca preencher as lacunas que o texto, quando narrado na primeira pessoa, não consegue, por si só, fazê-lo, de modo que percebemos, na leitura, que há harmonia e desarmonia nas trocas de narração quando se faz alternâncias de narradores entre os 20 capítulos. Ao nosso ver, é na trama da narrativa, conforme nos orienta Benjamin (2012), ou seja, no enredo bem construído, no domínio da palavra, da prosa poética (MOISÉS, 2012), que a autora busca descrever as agruras e os sabores da vida humana. Para tanto, dependerá do leitor, da sua formação, do seu prazer e fruição (BARHTES, 2002), mas também de como esta escrita se apresenta porque, no momento presente, “não é fácil a leitura de livros, não é fácil conseguir leitor de livros” (SANTIAGO, 2014, p. 118), porque “a obra somente é obra quando se converte na intimidade aberta de alguém que a escreveu e de alguém que a leu” (BLANCHOT, 2011). Em Bichos de Conchas, é possível sentir esse alumbramento de palavras, de palavras que querem dizer, que querem expressar-se em emoções como num conjunto inseparável da poetisa, da contista e, nesse momento, da romancista.  



Resumo Inglês:

In this article, we intend to present the novel Bichos de Conchas, by Gláucia Lemos, as a prose narrative whose language allows us to perceive poetry in it. From the careful work done with the words, the author brings to light a poetic language; at the same time, accessible, simple, but profound and, above all, lyrical, realistic and fictional, because the literary text cannot lose its magical aura. Sometimes it is Celeste, the narrator-character, who takes the reins of the narration, sometimes it is the omnipresent narrator who seeks to fill in the gaps that the text when narrated in the first person cannot, by itself, do so, so we realize, in reading, that there is harmony and disharmony in the exchanges of narration when the narrators alternate among the 20 chapters. In our view, it is in the plot of the narrative, as guided by Benjamim (2012), that is, in the well-constructed plot, in the domain of the word, of poetic prose (MOISÉS, 2012), which the author seeks to describe the hardships and flavors of human life. Therefore, it will depend on the reader, on their training, on their pleasure and enjoyment (BARHTES, 2002), but also on how this writing presents itself because, at the present time, “it is not easy to read books, it is not easy to get a reader of books” (SANTIAGO, 2014, p. 118), because “the work is only a work when it becomes the open intimacy of someone who wrote it and someone who read it” (BLANCHOT, 2011). In Bichos de Conchas, it is possible to feel this illumination of words, of words that want to say, that want to express themselves in emotions as an inseparable set of the poetess, the short story writer and, at that moment, the novelist.