LIMA BARRETO – UM CASO À PARTE DA CRÍTICA LITERÁRIA DE ALCEU AMOROSO LIMA

e-scrita

Endereço:
Rua Prof. Alfredo Gonçalves Filgueiras, 537 Centro
Nilópolis / RJ
26.525- 060
Site: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/index
Telefone: (21) 2104-0450
ISSN: 2177-6288
Editor Chefe: Shirley de Souza Gomes Carreira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

LIMA BARRETO – UM CASO À PARTE DA CRÍTICA LITERÁRIA DE ALCEU AMOROSO LIMA

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Leandro Garcia Rodrigues
Autor Correspondente: Leandro Garcia Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: Crítica Literária, Imprensa, Lima Barreto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente ensaio tem o objetivo de questionar um postulado largamente
difundido nos Estudos Literários brasileiros: o de que Lima Barreto foi descriminado e
incompreendido por todos os setores da Crítica Literária do seu tempo. Não apenas se trata
de um lugar comum, como demonstramos que o autor de Os Bruzundangas também teve
algum reconhecimento, e este veio através daquele que é considerado por muitos historiadores
da nossa literatura como o principal crítico literário do Modernismo – Alceu Amoroso Lima,
o Tristão de Athaíde. Em 1919, Alceu publicou na sua coluna diária de O Jornal o texto “Um
Discípulo de Machado”, tecendo consideráveis elogios ao estilo e à obra de Lima Barreto,
filiando-o como um dos principais discípulos de Machado de Assis. Demonstrar as
particularidades e o ineditismo do referido texto crítico é o objetivo deste trabalho,
contribuindo para o questionamento do cânone da Crítica Literária e do próprio processo
modernista brasileiro.



Resumo Inglês:

The following essay aims to question a widely truth spread throughout the
Brazilian Literary Studies: that Lima Barreto was discriminated and misunderstood by all the
Literary Criticism sectors from his time. It is a common sense, because the author of Os
Bruzundangas was a bit recognized by Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athaíde), certainly
our best modernist literary critic. In 1919, Alceu published “Um Discípulo de Machado”, a
critic press essay dealing with some aspects of Barreto’s work and style. Our paper intends to
explore and demonstrate some particularities of this piece of critical work by Alceu, giving
some contributions to reconsider the Literary Criticism and the Brazilian modernist process
itself.