Las alegorías de la Fe en el arte occidental

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: Maria Teresa de Freitas Cardoso
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Teologia

Las alegorías de la Fe en el arte occidental

Ano: 2016 | Volume: 20 | Número: 54
Autores: Luís Mariano Akerman
Autor Correspondente: L. M. Akerman | [email protected]

Palavras-chave: Representação alegórica, Catolicismo, Judaísmo, Diálogo interreligioso.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As alegorias funcionam como pilares de signifi cado na civilização
ocidental. Na Idade Média, as alegorias da Fé emergem nas artes visuais
como fi guras retóricas, cuja origem encontra-se em modelos do mundo
clássico. Desde a Baixa Idade Média em diante, as alegorias da Fé foram
gradualmente transformadas. Nos tempos modernos, um fator decisivo foi
o efeito devastador da Segunda Guerra Mundial, ao que a Igreja Católica
respondeu em 1965, com a declaração Nostra Aetate. Em torno a este
documento ocorrem mudanças, incluindo a elaboração de alegorias da Fé
mais consoantes aos nossos tempos. A disputa dá espaço ao diálogo. Contudo,
um atributo ambíguo pode ainda ser detectado em várias alegorias da Fé – a
venda, cuja estranha presença cobrindo os seus olhos é simbólica e manifestase
como um paradoxo visual.



Resumo Inglês:

Allegories function as bearers of meaning in Western civilization. In
medieval times, allegories of Faith emerged in the visual arts as rhetorical
fi gures, their sources of inspiration relating to classical models. From the late
Middle Ages onwards, such allegories were gradually transformed. In modern
times, one decisive factor occurred in the aftermath of the Second World War,
when in 1965 the Catholic Church responded with Nostra Aetate. Around
this declaration changes take place, including the elaboration of allegories
of Faith which are more consonant with our times. Confl ict gives place to
dialogue. However, an equivocal attribute can still be detected in various
allegories of Faith—the blindfold, whose strange presence is symbolic and
can be understood as a visual paradox.



Resumo Espanhol:

Las alegorías funcionan como pilares de signifi cado en la civilización
occidental. En la Edad Media, las alegorías de la Fe emergieron en las artes
visuales como imágenes retóricas, su origen remontándose a fi guras del mundo
clásico. A partir del medioevo tardío, tales alegorías fueron gradualmente
transformadas. En los tiempos modernos, un factor decisivo fue el efecto devastador de la Segunda Guerra Mundial, al que la Iglesia católica respondió
en 1965 con la declaración Nostra Aetate. En torno a este documento se
producen cambios, incluyendo la elaboración de alegorías de la Fe más
consonantes con nuestro tiempo. El desencuentro cede terreno al diálogo. Con
todo, un atributo de doble fi lo puede aún ser detectado en varias alegorías de
la Fe – la venda, cuya extraña presencia cubriendo los ojos de las mismas es
simbólica y se manifi esta como una paradoja visual.