La voce di pulcinella

Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Endereço:
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-100
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 2595-0347
Editor Chefe: Prof. Dr. Paulo Balardim
Início Publicação: 15/06/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

La voce di pulcinella

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 19
Autores: Bruno Leone
Autor Correspondente: Bruno Leone | [email protected]

Palavras-chave: Polichinelo, voz, tradição, linguagem de animação, teatro de bonecos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo estabelece uma reflexão sobre a importância da célebre voz de um dos personagens mais famosos do teatro de bonecos italiano, o Polichinelo da tradição napolitana. O texto parte das experiências do próprio autor e bonequeiro Bruno Leone e aborda o ato da fala como constitutiva da identidade do referido personagem e alçado para além da mera compreensão verbal. Aborda desde a produção da voz do famoso boneco é feita com a pivetta e é usada em todo o mundo em personagens semelhantes ao Polichinelo, como o Mr. Punch, na Inglaterra; o Polichinelle, na França; ou Karagoz, na Turquia. A voz dá a impressão de que o boneco tem vida própria e que as suas ações e movimentos não são determinados pela vontade do bonequeiro, mas por uma liberdade própria que lhes permite lidar com as coisas de maneira autônoma, saindo das armadilhas que a cultura impõe. A voz e a fala dos bonecos representam um mundo distinto do que conhecemos, o bonequeiro deve dar passagem a este mundo.



Resumo Inglês:

The following arcticle lays down a reflection about the importance of the renowed voice from one of the most famous characters of the italian puppet theatre, the Pulcinella of napolitan tradition. The article begins from the experiences of the author and puppeteer Bruno Leone and aprroaches the act of speech as constitutive of the identity of said character and takes it beyond mere verbal understanding. It approaches since the production of the voice of the famous puppet which is made with the pivetta and it’s used all around the world in similar characters tu Pulcinella, like Mr. Punch, in England; o Polichinelle in France; or the Karagoz, in Turkey. The voice gives the impression that the puppet has it’s own life and that it’s actions and movements are not determined by the will of the puppeteer, but for a freedom of it’s own that makes it possible to deal with things in a autonomous way, leaving the traps that culture imposes. The voice and speech of puppets represent a distinct world from the one we know, the puppeteer must make way to this world.