La plénitude dynamique des images

Em Questão

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos 2705, sala 519
Porto Alegre / RS
90035 007
Site: http://seer.ufrgs.br/EmQuestao
Telefone: (51) 3308-2141
ISSN: 1808-5245
Editor Chefe: Samile Andréa de Souza Vanz
Início Publicação: 01/01/1986
Periodicidade: Quinzenal
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

La plénitude dynamique des images

Ano: 2013 | Volume: 19 | Número: 2
Autores: Jean-Jacques Wunenburger
Autor Correspondente: Jean-Jacques Wunenburger | [email protected]

Palavras-chave: Palav Bachelard, image, dynamique

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo busca as consequências teóricas dos postulados de Bachelard sobre a noção de imagem, os quais criticam a tradição ocidental que aborda a imagem como sempre sujeita a um modelo referencial e, portanto, definida em oposição à percepção do objeto real. São apropriadas contribuições da tradição
platônica e da hermenêutica de Ricoeur e Gadamer. Mostra-se como Bachelard se aproxima e se afasta de Sartre, Schopenhauer e Nietzsche. Conclui-se que o dinamismo, dado pelo jogo entre a resistência do mundo e as estratégias do ser imaginante são fundantes da noção de imagem em Bachelard.



Resumo Inglês:

This article discusses the theoretical consequences of the postulates of Bachelard on the notion of image that criticize the Western tradition that treats the image as always subject to a reference model and defined by opposition to the perception of the real object. We show how Bachelard approaches and distances from Sartre, Schopenhauer and Nietzsche. We conclude that the dynamics determined by the interplay between the strength of the world and strategies of the imaginative being is ontological in the image Bachelard's concept.



Resumo Francês:

Cet article aborde les conséquences théoriques des postulats de Bachelard sur la notion d'image qui critiquent la tradition occidentale qui traite l'image comme toujours soumise à un modèle de référence et donc définie par opposition à la perception de l'objet réel. On montre comment Bachelard s'approche et s'éloigne de Sartre, Schopenhauer et Nietzsche. On conclut que la dynamique établie par le jeu entre la résistance du monde et les stratégies de l'être imaginative est ontologique dans la notion bachelardienne d'image.