Koellreutter e Dalcroze: quando o método é não ter método, qual o espaço para os métodos ativos?

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Koellreutter e Dalcroze: quando o método é não ter método, qual o espaço para os métodos ativos?

Ano: 2016 | Volume: 11 | Número: 16
Autores: Rafael Prim Meurer, Valeria Bittar
Autor Correspondente: Rafael Prim Meurer | [email protected]

Palavras-chave: Koellreutter, Dalcroze, educação musical, método

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo traz reflexões acerca dos distanciamentos ou aproximações entre a proposta de educação musical de HansJoachim Koellreutter, no que se refere essencialmente à sua crítica ao método, e os chamados “métodos ativos” de educa- ção musical. Aqui, a “análise de discurso” é utilizada como apoio para se compreender o significado do termo “método” para Koellreutter e para Emile JaquesDalcroze, enquanto sujeitos inseridos na história. Para tanto, apresentamos uma breve contextualização histórica sobre a instituição do “método conservatorial” (la méthode), onde propomos um contraponto entre este e as propostas de Koellreutter e os “métodos ativos” (tomando Dalcroze como exemplo). Também propomos a reflexão acerca da utilização do termo “método” como referência à Rítmica Dalcroze. Como desfecho, consideramos que, apesar do caráter de rea- ção ao “método conservatorial” presente nos “métodos ativos”, a crítica de Koellreutter também pode se referir a estes, quando compreendidos e “aplicados” de maneira inflexível. Isso não justificaria o desconhecimento dos “métodos ativos” por parte dos professores de música em formação. Pelo contrário, aponta para a necessidade de reflexão acerca dos discursos de educação musical, de modo a melhor conhecer as ideologias existentes neles, tomando consciência de suas possíveis repercussões práticas



Resumo Inglês:

The present article proposes reflections on differences and similarities in the musical education approach as suggested by Hans-Joachim Koellreutter, basically regarding criticism on such method and the so-called “active methods”. Discourse Analysis is used as a framework to understand the meaning of the term “method” in Koellreutter’s and Emile Jaques-Dalcroze’s views while historical subjects. First, a brief historical contextualization of the construction of the “conservatorial method” (la méthode) is presented, therefore, stating a counterpoint among this method, Koellreutter’s proposal, and the active methods. To do so, Dalcroze’s will be given as an example. Second, there is a discussion on the use of the term “method” when referring to Dalcroze’s music education proposal. Finally, there is a consideration that even when reacting to the conservational method observable too in the active methods, Koellreutter’s criticism may also refer to them when comprehended and “applied” rigidly. This fact does not justify the lack of knowledge on the “active methods” on the part of music teachers in their formative process. On the contrary, this work emphasizes the need to reflect on the type of musical education discourses used so as to understand the ideologies therein better and, to become more aware of their possible practical repercussions.