JUNTOS E MISTURADOS: A REPRESENTAÇÃO DA MESTIÇAGEM NOS RELATOS DOS VIAJANTES NATURALISTAS HENRY WALTER BATES E LOUIS RODOLPH AGASSIZ NA AMAZÔNIA DO SÉCULO 19

Das Amazônias

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ISSN: 2674-5968
Editor Chefe: Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

JUNTOS E MISTURADOS: A REPRESENTAÇÃO DA MESTIÇAGEM NOS RELATOS DOS VIAJANTES NATURALISTAS HENRY WALTER BATES E LOUIS RODOLPH AGASSIZ NA AMAZÔNIA DO SÉCULO 19

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: D. T. S Santos
Autor Correspondente: D. T. S Santos | [email protected]

Palavras-chave: Viajantes Naturalistas, Mestiçagem, Preconceito e Amazônia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo propõe discutir de que maneira a mistura das raças indígena, preta e branca são interpretadas pelos viajantes naturalistas que desembarcam na Amazônia dos oitocentos. Os “homens da ciência” que aqui chegavam traziam conceitos definidos de mundo e sociedade. E ao encontrar os amazônidas criticam seus modos de vida, aspectos físicos e as relações sociais. Essas analises são apresentadas ao mundo, inventando um nativo, ou seja, cria-se a figura de sujeitos tendo princípios europeus como base, tornando o “outro” inferior. Tais textos servem para reforçar o preconceito existente na sociedade, cujos reflexos são nítidos ainda no século 21. Desse modo, consideramos crucial, discutir o porquê esses sujeitos foram classificados dessa forma e (re) significar o papel que ocupam na construção da sociedade brasileira. Para isso, dialogarei com as obras de alguns viajantes como Henry Battes (1944), Louis e Elisabeth Agassiz (2000), e Alfred Russel Wallace (2004), somando ainda a discussão com autores Lorelai Kury (2001), Hideraldo Costa (2013), Miguel Nenevé (2015), Sônia Maria Gomes Sampaio (2015), Kassiane Albuquerque (2013) e Carla Lima (2008), estudiosos que tem como objeto de pesquisa os discursos desses viajantes. Ao longo desse estudo é possivel observar como esses relatos construíram uma sociedade baseada em preconceitos trazidos por estrangeiros, que ainda encontram-se presentes ao nosso redor. Alcançando níveis elevados de racismo estrutural, classificações que exigem o enfrentamento direto por meio de debates e do diálogo com a produção do conhecimento científico.



Resumo Inglês:

This article proposes to discuss how the mixture of the indigenous races, black and white, are interpreted by the naturalist travelers who land in the Amazon of the eighteen hundred. The "men of science" who arrived here brought defined concepts of world and society. And when they met the amazons, they criticized their ways of life, physical aspects and social relations. These analyses are presented to the world, inventing a native, that is, they create the figure of subjects having European principles as a basis, making the "other" inferior. Such texts serve to reinforce the prejudice existing in society, whose reflexes are clear still in the 21st century. Thus, we consider it crucial to discuss why these subjects were classified in this way and (re) mean the role they play in the construction of Brazilian society. To this end, I will dialogue with the works of some travelers such as Henry Battes (1944), Louis and Elisabeth Agassiz (2000) and Alfred Russel Wallace (2004) and adding the discussion with authors Lorelai Kury (2001), Hideraldo Costa (2013), Miguel Nenevé (2015), Sônia Maria Gomes Sampaio (2015), Kassiane Albuquerque (2013) and Carla Lima (2008), scholars who have as their object of research the speeches of these travelers. Throughout this study it is possible to observe how these reports have built a society based on prejudices brought by foreigners, who are still present around us. Reaching higher levels as is structural racism, and that such a process requires direct confrontation through debates and the production and reproduction of scientific knowledge.