Judaísmo na periferia: lazer e formas de sociabilidade

Ponto Urbe

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ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

Judaísmo na periferia: lazer e formas de sociabilidade

Ano: 2010 | Volume: 2 | Número: 7
Autores: Carlos Andrade Rivas Gutierrez
Autor Correspondente: Carlos Andrade Rivas Gutierrez | [email protected]

Palavras-chave: marranismo urbano, judaísmo, novas identidades, periferia, religiosidade popular, festividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um grupo de pessoas, pertencentes a congregações pentecostais e neopentecostais, passa a se identificar como descendente de cristãos-novos (judeus convertidos ao cristianismo, principalmente à força, durante a Inquisição) e cria a sinagoga Beith Israel, no bairro de São Mateus, periferia de São Paulo. Lá, conforme seus próprios esquemas de percepção, praticam o judaísmo ortodoxo. Mas, ao buscar o reconhecimento da comunidade judaica de São Paulo, são impedidos de retornar à religião. No presente artigo, busco analisar a interação entre os fiéis em seu pedaço e como a sociabilidade específica da periferia influencia a dinâmica da vida religiosa. Dessa forma, podemos observar a formação de um habitus judaico próprio, que resulta em uma vivência particular do judaísmo, diferente da encontrada no circuito Higienópolis-Bom Retiro, bairros que concentram a comunidade judaica considerada oficial.



Resumo Inglês:

The aim of this study is the analysis of a new agent’s entry at the judaic field and his relations inside this field and with the city. A group came from Pentecostal religions starts to identify himself as bnei anussim, in other words, descendents of jews who were forced to convert to christianity during the Inquisition. They try to be recognized by jewish authorities, but the attempt fails. After that, they created their own synagogue Beith Israel, at Sao Mateus neighborhood, a poor suburb area in Sao Paulo. There, they practice Orthodox Judaism, according to their own way of perception. In this article, I try to analyze the interactions between the members of the synagogue and their neighbors and how this specific sociability is important to the dynamic of the religious life. Therefore, we can survey the formation of a different and particular jewishhabitus, distinct from the habitus found inside the Higienópolis-Bom Retiro’s circuit, neighborhoods that concentrate the established jewish community in Sao Paulo, Brazil.