Jovens negros LGBT’s no ambiente escolar: como trabalhar a sexualidade nas escolas na perspectiva das relações étnico-raciais?

Revista Educação, Psicologia e Interfaces

Endereço:
Rua Felisberto Amaral Cardinal - Residencial Júlia de Oliveira Cardinal
Ponta Porã / MS
79907-428
Site: http://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/index
Telefone: (67) 9848-3032
ISSN: 2594-5343
Editor Chefe: Maria Luzia da Silva Santana
Início Publicação: 13/10/2017
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Jovens negros LGBT’s no ambiente escolar: como trabalhar a sexualidade nas escolas na perspectiva das relações étnico-raciais?

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: H.C. Rodrigues
Autor Correspondente: H.C. Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: LGBT’s. Sexualidade. Relações étnico-raciais. Sociedade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende descrever sobre a sexualidade no ambiente escolar e propor uma reflexão, com o intuito de conscientizar educadores, a respeito do tema da sexualidade na perspectiva das relações étnico-raciais/lésbicas, gays, bissexuais, travestis transexuais ou trensgênicos (LGBT’s). Para isso, realizou um levantamento de referencial teórico, análise de publicações e vídeos disponíveis nas redes sociais sobre os jovens negros LGBT’s no ambiente escolar e foi disponibilizado um questionário em plataforma digital, algumas das respostas obtidas foram apresentadas e analisadas com base em autores e suas proposições a respeito do tema abordado. Assim, enfoca a importância da utilização do espaço escolar na conscientização e formação de sujeitos acerca das relações étnico-raciais, do reconhecimento de gêneros e identidades. E também os efeitos de práticas pedagógicas reforçadoras de estereótipos heteronormativos e discriminatórios em jovens, que não se enquadram nos padrões de sexualidade ditados pela sociedade hegemônica, como é o caso dos negros LGBT’s.