JOVENS, ATENDEI AO VOSSO DEVER DE PROTEGER A PÁTRIA... REPRESENTAÇÕES SOBRE A GUERRA EM REVISTAS ESTUDANTIS (1942- 1945)

Humana Res

Endereço:
Rua João Cabral - 2231 - Pirajá
Teresina / PI
64002150
Site: https://revistahumanares.uespi.br/index.php/HumanaRes
Telefone: (86) 3213-7441
ISSN: 2675-3901
Editor Chefe: Antonia Valtéria Melo Alvarenga
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

JOVENS, ATENDEI AO VOSSO DEVER DE PROTEGER A PÁTRIA... REPRESENTAÇÕES SOBRE A GUERRA EM REVISTAS ESTUDANTIS (1942- 1945)

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Wanderson Ramonn Pimentel Dantas
Autor Correspondente: Wanderson Ramonn Pimentel Dantas | [email protected]

Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial. Juventude . Revistas .

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A pesquisa propõe abordar da representação da guerra por meio das revistas A voz do estudante e Zodíaco. No primeiro momento, analisamos a tessitura dos discursos. Desse modo, procuramos problematizar os discursos ao enfatizar a relevância da gHuerra para a construção do nacionalismo e de que formas os secundaristas orientados pelos intelectuais piauienses contribuíram para a mobilização ao ressaltar ideias como as de pátria, família, nação e símbolos marciais. Por outro lado, sintetizamos o problema da mobilização em relação direta o serviço militar, de modo que não refletiu diretamente aumento número de alistamentos. Afinal, eram esses jovens que tanto enfatizaram os valores do Estado Novo durante a Segunda Guerra Mundial.