Jornalismo de emergência: Construção de sentidos no relato de pessoas anônimas

Revista Comunicação Midiática

Endereço:
Seção de Pós-Graduação - FAAC/UNESP Av. Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa CEP 17.033-360 Bauru - São Paulo - Brasil
Bauru / SP
17033-360
Site: http://www.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica
Telefone: (14) 3103-6000
ISSN: 2236-8000
Editor Chefe: Mauro de Souza Ventura
Início Publicação: 31/08/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Jornalismo de emergência: Construção de sentidos no relato de pessoas anônimas

Ano: 2013 | Volume: 8 | Número: 3
Autores: Jorge Kanehide Ijuim, Criselli Maria Montipó
Autor Correspondente: Jorge Kanehide Ijuim | [email protected]

Palavras-chave: Fundamentos do Jornalismo; Narrativa jornalística; Construção de sentidos; Sociologia das ausências; Revista Brasileiros.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo busca suscitar algumas reflexões sobre os sentidos que emergem da narrativa jornalística sobre pessoas anônimas, em geral, desprezadas pela maioria dos meios de comunicação. Grande parte da mídia prioriza apenas fatos extraordinários que envolvam figuras públicas ou pessoas famosas. Apesar de esses modelos hegemônicos terem origem nos periódicos europeus do século XVII, foram fortemente influenciados por uma racionalidade indolente (Santos, 2002), que estabelece dicotomias como co- nhecimento científico/conhecimento tradicional, cultura/natureza, civilizado/primitivo, norte/sul, ocidente/oriente. Esta postura valoriza apenas o que é abrangido pela moder- nidade ocidental. Como mediador da realidade social, os meios de comunicação tam- bém podem assumir o compromisso de dar voz a todas as gentes, de diversos gêneros, classes sociais e culturas, inspirados no que Santos nomeia como Sociologia Cosmopo- lita. A valorização do cotidiano anódino e de histórias de pessoas anônimas aqui é dis- cutida a partir da análise de duas reportagens da revista Brasileiros. A partir do emprego de recursos da Análise Pragmática da Narrativa Jornalística (Motta, 2010) o intuito foi de investigar a presença de relatos que contemplam essas preocupações, assim como examina o tratamento dado a estes temas – um jornalismo de emergência – como alter- nativa aos modelos jornalísticos hegemônicos.