Jogo? Aula? “Jogo-aula”: Uma estratégia para apropriação de conhecimentos a partir da pesquisa em grupo

Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio

Endereço:
Rua Roberto Sampaio Gonzaga, s,n - Departamento de Metodologia de Ensino. - Trindade
Florianópolis / SC
88040900
Site: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/index
Telefone: (48) 3721-9000
ISSN: 19821867
Editor Chefe: Marco Antonio Leandro Barzano
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Jogo? Aula? “Jogo-aula”: Uma estratégia para apropriação de conhecimentos a partir da pesquisa em grupo

Ano: 2018 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: Sonia Regina Alves Nogueira, Fernanda Serpa Cardoso, Ellen Serri da Motta, Alice Akemi Yamasaki
Autor Correspondente: Sonia Regina Alves Nogueira | [email protected]

Palavras-chave: biologia celular, ensino de ciências, jogo-aula

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O ensino de Biologia ainda enfrenta dificuldade na apreensão de conteúdos presentes em diversos currículos escolares, em especial na proposição de práticas que promovam aprendizagens significativas e contextualizadas de conceitos. O trabalho apresentará uma proposta de ação-reflexão, a partir da organização de um jogo-aula de Biologia Celular, desenvolvido por uma equipe interdisciplinar. O jogo-aula foi aplicado em cinco turmas de 1ª série do Ensino Médio para contribuir com a compreensão dos modelos celulares, promovendo o trabalho em grupo, exercitando a pesquisa em materiais impressos, como também a capacidade de organizar e expressar ideias. Os resultados pedagógicos mostraram que o jogo tornou-se catalisador do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a apropriação de conhecimentos pelos educandos, o desenvolvimento socioemocional e o espírito de equipe em colaboração.



Resumo Inglês:

Biology teaching still faces difficulties in grasping concepts which are present in several school syllabi, especially in practices which promote meaningful and contextualized concept learning. This paper will introduce an action-reflection proposal from the organization of a Cell Biology game-lesson developed by an interdisciplinary workgroup. The game-lesson was applied in five first year high school classes to contribute with cell models comprehension, promoting group work and exercising research of printed teaching materials as well as the capability of organize and express ideas. The pedagogical results showed that the game became a catalyst of the teaching-learning process, fostering knowledge apprehension by the students, besides socio-emotional development and collaborative team spirit.