IV Bienal do Sertão: arte e curadoria fora do eixo

Revista Mundaú

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ISSN: 2526-3188
Editor Chefe: Silvia Aguiar Carneiro Martins
Início Publicação: 01/12/2016
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

IV Bienal do Sertão: arte e curadoria fora do eixo

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 12
Autores: Renata Fernanda Lima de Melo
Autor Correspondente: Renata Fernanda Lima de Melo | [email protected]

Palavras-chave: Bienal do Sertão, Arte, Memória, Nordeste, Exposições

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo faz uma análise da narrativa curatorial da IV Bienal do Sertão de Artes Visuais, realizada em 2019 e investiga a partir do conceito de “invenção do Nordeste” (ALBUQUERQUE, 2009) as relações desse evento artístico fora do eixo hegemônico com temas como história das exposições, memória/poder/identidade e como as categorias Nordeste e Sertão são mobilizados pelo discurso curatorial e pelas poéticas artísticas. Ao considerar exposições como dispositivos políticos, o artigo questiona que imagens do Nordeste/Sertão se propagam dentro de espaços de Arte Contemporânea, especificamente na IV Bienal do Sertão de Artes Visuais e como as poéticas de alguns dos artistas participantes desta edição da Bienal dialogam com estas questões.



Resumo Inglês:

This article analyzes the curatorial narrative of the IV Bienal do Sertão de Artes Visuais, held in 2019, and investigates from the perspective of “invention of the (brazilian) Northeast” (ALBUQUERQUE, 2009) how this “out of hegemonic axis” artistic event relates to themes such as the history of exhibitions, memory/power and identity and how the brazilian Northeast and Sertão categories are mobilized by the curatorial discourse and artistic poetics. When considering exhibitions as political devices, the article questions what is/are the image/s of the Northeast/Sertão propagated within spaces of Contemporary Art, specifically in the IV Bienal do Sertão de Artes Visuais and how the poetics of some of the artists in this edition of the Bienal dialogue with these issues.



Resumo Espanhol:

Este artículo es un análisis de la narrativa curatorial de la IV Bienal do Sertão de Artes Visuais, realizada en 2019, e investiga, a partir del concepto de “invención del Noreste” (ALBUQUERQUE, 2009), las relaciones de este evento artístico fuera del eje hegemónico con temas como la historia de las exposiciones, la memoria/poder y la identidad y cómo las categorías Nordeste y Sertão son movilizadas por el discurso curatorial y la poética artística. Al considerar las exposiciones como dispositivos políticos, o artículo busca cuestionar qué imágenes del Nordeste/Sertão se transmiten en los espacios de Arte Contemporáneo, específicamente en la IV Bienal do Sertão de Artes Visuais y cómo las poéticas de algunos dos artistas que participan en esta edición de la Bienal dialoga con estos temas.



Resumo Francês:

Cet article analyse le récit curatorial de la IV Bienal do Sertão de Artes Visuais, qui s'est tenue en 2019, et étudie du point de vue de "l'invention du Nord-Est (brésilien)" (ALBUQUERQUE, 2009) comment cet événement artistique "hors de l'axe hégémonique" se rapporte à des thèmes tels que l'histoire des expositions, mémoire/pouvoir et identité et comment les catégories brésiliennes du nord-est et du Sertão sont mobilisées par le discours curatorial et la poétique artistique. En considérant les expositions comme des dispositifs politiques, l'article interroge quelle est/sont l'image/les images du Nord-Est/Sertão propagées dans les espaces d'art contemporain, en particulier dans la IV Bienal do Sertão de Artes Visuais et comment la poétique de certains des artistes de cette édition de la Biennale dialogue avec ces enjeux.