As irmandades de negros: resistência e repressão

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ISSN: 21755841
Editor Chefe: Antonio Geraldo Cantarela/Rodrigo Coppe Caldeira
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Teologia

As irmandades de negros: resistência e repressão

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 21
Autores: Ana Lúcia Eduardo Farah Valente
Autor Correspondente: Ana Lúcia Eduardo Farah Valente | [email protected]

Palavras-chave: religião, poder, laicidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Igreja Católica legitimou prática e teoricamente o sistema colonial brasileiro e teve um caráter
predominantemente leigo, por força da instituição do padroado. Pouco foi escrito sobre as
irmandades de negros. As análises têm se restringido a observar que desempenharam um importante
papel na manutenção das crenças religiosas africanas. Com a República, o processo de romanização
empreendido pela Igreja teve por objetivo a desvalorização do catolicismo laico, com o
desmantelamento das antigas irmandades e sua substituição por novas organizações leigas. Impõese
caracterizar o papel desempenhado pela resistência, sem o quê seria difícil entender a existência
atual da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo, fundada em 1711,
na região central da cidade. Sua história se confunde com a história das irmandades de negros em
geral, mas oferece exemplo de como continuou a ser repositório da tradição popular, calcada em
prática religiosa católica ‘branca’ e prática religiosa ‘negra’, pensada a partir do patamar da
escravidão.



Resumo Inglês:

The Catholic Church legitimized practical and theoretically the Brazilian colonial system and had a
predominantly lay character by virtue of the institution of patronage. Little has been written about
the brotherhoods among black people. The analysis have been restricted to noting that they have
played an important role in maintaining the religious African beliefs. With the Republic, the
romanization process undertaken by the Church has aimed the devaluation of the laic Catholicism,
with the dismantling of old brotherhoods and their replacement by new lay organizations. It is
necessary to characterize the role played by resistance, without which it would be difficult to
understand the actual existence of the Irmandade Nossa Senhora dos Homens Pretos de São Paulo,
founded in 1711, in the central region of the city. Its history is mixed with the history of black
people brotherhoods in general, but provides an example of how it continued to be the repository of
folk tradition, grounded in the 'white' catholic religious practice and the 'black' religious practice,
seen from the porch of slavery.