Investigações sobre treinamento e composição: busca pela liberação de automatismos do corpo vocal nas artes da cena e no fazer teatral

DAPesquisa

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Investigações sobre treinamento e composição: busca pela liberação de automatismos do corpo vocal nas artes da cena e no fazer teatral

Ano: 2020 | Volume: 15 | Número: Não se aplica
Autores: T. M. Liparotti
Autor Correspondente: T. M. Liparotti | [email protected]

Palavras-chave: teatro russo, genealogia, dança, artes cênicas, escrita e arte

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este painel é fruto da busca de um modo de escrever para uma pesquisa em artes. Ao entrelaçarem-se as memórias de infância e as ancestrais, a costura e o bordado emergiram  como  estratégia  qualitativa  para  lidar  com  o  pensamento  do  corpo. Compreende-se, assim, que as memórias e a ancestralidade ucraniana organizam o modo   como   este   corpo   cria   e   constrói   suas   conexões.   Ao   retomar   fazeres apreendidos  na  infância,  a  tecitura  se  torna  o  fio  que  adentra  o  tecido  e  amarra  os elos  da  construção  acadêmica,  artística  e  pedagógica,  aqui  indissociáveis.  Três dimensões do coser e do bordar podem ser apontadas: as costuras metafóricas que amarraram  ideias  em  texto,  a  tessitura  metafórica  de  movimentos  em  dança  e  a costura concreta do texto-tecido que organiza a amarração e união dos textos entre eles. Todas bordam significados sobrepostos e produzem resultados estéticos.



Resumo Inglês:

This panel is the result of a pursuit of a writing style to a research onArt. Entwining childhood and Ukrainian ancestral memories, the seam and the embroidery emerged as  a  qualitative  strategy  to  deal  with  the  body's  thinking.  Such  memories  organized thus the way this body creates and builds its connections. Since the weave resumes doings  apprehended  in  childhood,  the  thread  enters  the  textile  and  ties  the  links among   academic,   artistic   and   pedagogical   creation   which   here   are   such   an amalgam.  Consequentily,  three  dimensions  of  sewing  and  embroidering  may  be pointed  out:  the  metaphorical  seams  which  tied  ideas  into  a  text,  the  metaphorical weaving of dance movements and the concrete seam of the text-tissue which binds the  texts  among  them.  All  seams,  therefore,  embroider  overlapping  meanings  and produce aesthetic results.