Investigações sobre treinamento e composição: busca pela liberação de automatismos do corpo vocal nas artes da cena e no fazer teatral

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Investigações sobre treinamento e composição: busca pela liberação de automatismos do corpo vocal nas artes da cena e no fazer teatral

Ano: 2020 | Volume: 15 | Número: Não se aplica
Autores: D.D. S. Jacobs, M. R. de S. Chula
Autor Correspondente: D.D. S. Jacobs | [email protected]

Palavras-chave: Artaud, Antonin, 1896-1948, performance(arte), voz na arte, comunicação na arte. fenomenologia e arte.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo apresenta uma revisão teórico-conceitual sobre o treinamento de atrizes e atores nas artes cênicas para o desenvolvimento técnico e artístico com vistas à potencialização e à ampliação das ações do corpo  vocal.  A  Redução  Fenomenológica  (époché)  é  abordada  como  conceito  chave  de  reflexão  para  a liberação  dos  automatismos  do  corpo  vocal  na  prática  teatral  inspirada  em  Antonin  Artaud.  A  questão  é investigar as possibilidades de improvisação, de criação em devir-consciente, em suspensão, na busca por um Corpo Vocal sem Órgãos.



Resumo Inglês:

This paper presents a teorical and conceptual review about actor’s training in performing arts for technical and   artistic   development   with   a   view   to   potentializing   and   expanding   the   vocal   body   actions.   The phenomenological reduction (époché) is approached as a reflexion’s key concept in liberation of the vocal body’s automatisms. It is focused on scenic artists interested in a theatrical practice inspired by Antonin Artaud.  The  question  is  to  investigate  the  possibilities  of  improvisation,  devir-conscious  creation  and suspension in the research for a Vocal Body without Organs.