Investidas invertidas: performance e política na obra de Kent Monkman/Mischief

Cadernos De Campo

Endereço:
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 1021 - Cidade Universitária
São Paulo / SP
55080900
Site: http://revistas.usp.br/cadernosdecampo
Telefone: (11) 3091-3163
ISSN: 1045679
Editor Chefe: Thiago Oliveira
Início Publicação: 31/12/1990
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

Investidas invertidas: performance e política na obra de Kent Monkman/Mischief

Ano: 2011 | Volume: 20 | Número: 20
Autores: Leonardo Carvalho Bertolossi
Autor Correspondente: Leonardo Carvalho Bertolossi | [email protected]

Palavras-chave: Indianidade, Sexualidade, Performance

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Entre 2007 e 2008, esteve em exibição no National Museum of the American Indian, a exposição “Remix: New Modernities in a Post-Indian World”, composta por 15 artistas indígenas mestiços, que através de seus trabalhos problematizaram as fronteiras da autenticidade, da criatividade das indianidades contemporâneas, e do sentido de afirmar-se indígena hoje. Black Indians, Gay Native, dilemas da cibercultura, dentre outras imagens estiveram presentes nas remixagens “pós-indígenas”, que experimentaram novas acepções sobre corpo, gênero, etnicidade, territorialidade e transitorialidade. O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção de Kent Monkman, gay, ascendência cree, desde esta exposição até a atualidade. Através da personagem drag-queen half-breed Miss Chief, inspirada na cantora Cher, e constituída em suas pinturas, fotografias e vídeo-arte, Monkman tem realizado performances reinventando a romântica imagística oitocentista que inscreve os “noble savage” em sublimes paisagens, questionando estereótipos da sexualidade na conquista européia e explorando relações com xenofobia e imperialismo. Criticado como “erótica do genocídio”, o “trickster” afirma que objetiva inverter poderes e papéis sexuais indígenas tradicionais à ampliação da reflexão sobre o “third gender” nos mundos indígenas norte-americanos. Evocando os “two-spirited”, criticando a mitologia do ultra-macho indígena ao destacar as “perversões” entre índios e brancos, Monkman pergunta-se: quem “desloca” quem?



Resumo Inglês:

Between 2007 and 2008, was exhibited at the National Museum of the American Indian, the exhibition "Remix: New Modernities in a Post-Indian World," composed of 15 indigenous artists mestizos, who through their work problematized the boundaries of authenticity, indianidades of contemporary creativity and the sense of asserting themselves Indians today. Black Indians, Native Gay, dilemmas of cyberculture, among other images were present in the remixes "post-Indian", who experienced new meanings about body, gender, ethnicity, territoriality and transitorialidade. The aim of this paper is to discuss the production of Kent Monkman, gay, Cree descent from this exhibition to date. Through the character-drag queen half-breed Miss Chief, inspired by the singer Cher, and incorporated in his paintings, photographs and video art, Monkman has given performances reinventing the nineteenth century romantic imagery that forms the "noble savage" in sublime landscapes, questioning stereotypes of sexuality in the European conquest and exploring relationships with xenophobia and imperialism. Criticized as "erotic genocide", the "trickster" says aims to reverse sex roles and powers to the expansion of indigenous traditional reflection on the "third gender" in the worlds indigenous Americans. Evoking the "two-spirited", criticizing the ultra-macho mythology of indigenous to highlight the "perversions" between Indians and whites, Monkman ask: who "moves" who?