A internet, agência e os jogos digitais online na aprendizagem de inglês: um estudo no ensino superior de Tecnologia da Informação

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ISSN: 1980-5799
Editor Chefe: Guilherme Fromm
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Linguística

A internet, agência e os jogos digitais online na aprendizagem de inglês: um estudo no ensino superior de Tecnologia da Informação

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 3
Autores: Luciene Maria Garbuio
Autor Correspondente: Luciene Maria Garbuio | [email protected]

Palavras-chave: Jogos Digitais, Aprendizagem informal, Aprendizagem de inglês

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é discutir de que maneira os estudantes de cursos superiores em Tecnologia da Informação se apropriam da Internet como meio de interação e comunicação digital para desenvolver a língua inglesa, bem como apresentar algumas possibilidades de aprendizagem de inglês no contexto informal, com foco nos jogos digitais. Os resultados revelaram que filmes, séries, músicas são os conteúdos virtuais mais acessados e contribuem para a aprendizagem da língua inglesa. Os jogos do gênero estratégia, aventura, ação e MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role Playing Games) são destacados pelos participantes como ferramentas de aprendizagem, em virtude da ampla possibilidade de interação entre os participantes, agência e desafios.



Resumo Inglês:

This article aims to discuss the way undergraduate students from Information Technology higher education courses use Internet as a means of interaction and digital communication to learn English, and presents some English learning possibilities in such informal context, especially regarding digital games. The theorical basis adopted are Wenger (1998) concept of communities of practice,Gee (2006) studies about affinity spaces and Krashen (1982) languages acquisition hypotheses. The results analysed in the questionnaire and interview conducted in this study demonstrated that films, series, songs and online games are the most accessed virtual contents and contribute to English language learning. In such context, participants highlighted the role of strategy, adventure, action and MMOGs games (Massive Multiplayer Online Role Playing Games) as learning tools, due to the wide interaction possibility among participants, agency and challenges. As learning strategies, the respondents use dictionaries and online translation tools, they communicate with other players or with more experienced people that might help them in the game interaction and they associate the words or try to understand them in the game context.