A INTERFERÊNCIA DO PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA POLÍCIA CIVIL NA TRÍPLICE FRONTEIRA - RT 971/set.

Revista dos Tribunais

Endereço:
820, do bosque st, barra funda
São Paulo / SP
1136000
Site: http://hotsites.livrariart.com.br/webrevistas/
Telefone: 1136138778
ISSN: 349275
Editor Chefe: Aline Darcy Flôr de Souza
Início Publicação: 31/12/1911
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Direito

A INTERFERÊNCIA DO PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA POLÍCIA CIVIL NA TRÍPLICE FRONTEIRA - RT 971/set.

Ano: 2016 | Volume: 105 | Número: Especial
Autores: M. A. Abreu
Autor Correspondente: M. A. Abreu | [email protected]

Palavras-chave: polícia, território, territorialização, identidade, fronteira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute o processo de territorialização protagonizado pelo Estado do Paraná na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, sob o ponto de vista do papel da Polícia Civil como instrumento de controle e de dominação do território fronteiriço. A pesquisa busca compreender se o emprego desse órgão policial como ferramenta de conquista do território influenciou de alguma forma o processo de formação da identidade da Polícia Civil de Foz do Iguaçu. O texto traz uma breve referência sobre a genealogia e as atribuições legais dos órgãos policiais de natureza civil no Brasil, para em seguida proceder a uma análise acerca da formação identitária da Polícia Civil na fronteira paranaense. Utiliza-se, nessa exploração, de trechos de uma entrevista do atual Delegado Chefe do órgão na cidade de Foz do Iguaçu, discutindo-se a questão atinente à construção da identidade da Polícia Civil na tríplice fronteira a partir da vinculação do elemento humano ao espaço fronteiriço.