Utilizando a Análise do Discurso de linha francesa desenvolvida por Dominique
Maingueneau, este artigo trata da constituição do ethos discursivo, relacionado ao
interdiscurso e às cenas enunciativas em quatro canções de Ataulfo Alves (cantor e
compositor mineiro cujo centenário foi comemorado em 2009) que falam da infância vivida
na cidade de MiraÃ. Analisando tal discurso, procuramos: a) examinar o modo de constituição
do ethos discursivo; aprofundar-nos nos estudos em AD; b) pesquisar o papel do samba no
Brasil; conhecer a vida e a obra de Ataulfo Alves levando em conta sua importância na MPB;
c) analisar quatro de suas canções tendo por base as noções de interdiscurso, cenas
enunciativas e ethos discursivo, nas perspectivas apontadas por Maingueneau. Buscamos
responder às seguintes questões metodológicas: i) como se dá a constituição do ethos nas
canções de Ataulfo Alves selecionadas para a análise? ii) Há diferenças nessa constituição, de
uma canção para outra? iii) Até que ponto podemos transferir a constituição do ethos nas
canções selecionadas para a análise da cultura popular brasileira no perÃodo por elas
retratado?
Using Discourse Analysis of the French line developed by Dominique
Maingueneau, this article deals with the constitution of the discursive ethos, related to
interdiscourse and scenes listed in the four Ataulfo Alves songs‘ (singer and composer whose
centenary was celebrated in 2009) that speak of childhood lived in the town of
MiraÃ. Analyzing such discourse, we will: a) examine how the discursive ethos is formed,
make a deeper study on AD; b) search for the samba‘s role in Brazil, know the life and the
work of Ataulfo Alves taking into account its importance in MPB; c) analyse four of his songs
based on discursive ethos‘s notion, enunciative and interdiscourse scenes, in the prospects
outlined by Maingueneau. We seek to answer the following methodological issues: i) How is
the constitution of the ethos of the Ataulfo Alves songs‘ selected for analysis? ii) Are there
differences in this constitution, one song to another? iii) To what degree we can transfer up
the ethos of the selected songs for the analysis of Brazilian popular culture in the period
depicted by them?