Iniciativas impressas

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Iniciativas impressas

Ano: 2010 | Volume: 5 | Número: 7
Autores: Maíra Fantin Dietrich, Regina Melim Cunha Vieira
Autor Correspondente: Maíra Fantin Dietrich | [email protected]

Palavras-chave: publicação de artista, circuitos paralelos, estratégias expositivas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo constrói um breve mapeamento de iniciativas quanto à produção em publicação de artista no campo das artes visuais desde os anos 1960/70 até a atualidade. Os exemplos escolhidos trazem uma multiplicidade de usos da publicação em diferentes situações levantadas por coletivos de artistas. Incluem propostas expositivas, estratégias de circulação, coletivos editoriais, periódicos, etc. A partir da falta de interesse e reconhecimento institucional para com a publicação de certos materiais, podemos perceber a mobilização dos artistas e coletivos no sentido de criar estratégias para apresentação e circulação dos seus trabalhos, criando circuitos paralelos, organizações sem fins lucrativos para circular, produzir e vender, além da articulação através de redes alternativas de produção e intercâmbio de publicações. Através do estudo das iniciativas que permeiam a publicação de artista, buscamos discutir como os conceitos intrínsecos ao trabalho de publicação reverberam nas estratégias e práticas criadas para apresentação e circulação dessa produção.



Resumo Inglês:

This article constructs a brief mapping of initiatives in the production of artist’s publications within the visual arts since the 1960/70 to the present. The chosen examples brings a multitude of uses of the publication in different situations raised by artist’s groups, exhibition proposals, strategies for presentation, editorials collective, journals, etc. From the lack of interest and institutional recognition to the publication work, we can see the mobilization of artists and collectives creating strategies for presentation and circulation of their work, parallel circuits, and non-profit organizations to move, produce and sell through alternative networks of production and exchange of publications. Through the study of initiatives that involve the artist’s publications, we seek to discuss how the concepts intrinsic to the work of artist’s publication reverberate in the strategies and practices designed for presentation and circulation of this production.