A INFÂNCIA E A EXPERIÊNCIA DO LUTO: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE CINEMA E PSICANÁLISE

Revista Extensão em Ação

Endereço:
Avenida da Universidade, 2932, Benfica
Fortaleza / CE
60.020-181
Site: http://www.revistaprex.ufc.br
Telefone: 85 33667459
ISSN: 2316400X
Editor Chefe: Robéria Rodrigues Lopes
Início Publicação: 31/03/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

A INFÂNCIA E A EXPERIÊNCIA DO LUTO: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE CINEMA E PSICANÁLISE

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 10
Autores: Tábata Isis Silva Laboreiro, Mariana Lopes Veras, Caciana Linhares Pereira
Autor Correspondente: Tábata Isis Silva Laboreiro | [email protected]

Palavras-chave: cinema e psicanálise, luto, infância.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho discorre sobre a experiência do projeto “Cine Freud, Cultura e Arte”. O Cine Freud busca o diálogo com a comunidade através do Cinema e da Psicanálise, sendo a principal atividade do Projeto de Extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará (UFC). O tema foi delineado a partir da análise dos debates ocorridos dos filmes: Feito gente grande e Uma viagem extraordinária. O objetivo é analisar as linhas de força que compuseram os debates em torno do tema luto na infância. Considerando a relevância do debate, pretende-se extrair aspectos importantes levantados na discussão, assim como elaborar teoricamente os temas. A análise contribui para refletir sobre a extensão universitária visando o intuito do projeto: a apreensão dos processos de subjetivação nas produções cinematográficas e a escuta dos efeitos produzidos de sua recepção.



Resumo Inglês:

This paper addresses experiences in “Cine Freud, Cultura e Arte Project” which aims to establish a dialogue with the community through Cinema and Psychoanalysis, as the main Extension Project linked to Laboratório de Psicanálise of Universidade Federal do Ceará (UFC). This work is based on the analysis of debates on two movies: Feito gente grande and Uma viagem extraordinária. The purpose is to analyze the main chains of forces that took part in debates on mourning in childhood. In order to do that, it is intended to extract important features that were raised in the discussions as well as to theoretically work them out. The analysis contributes to reflecting upon the university’s extension activity whithin the project: apprehending subjectification processes in film productions and listening of the effects produced by their reception.