A incorporação da semântica prática de termos modais de Leibniz nas filosofias morais de Baumgarten e Kant

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ISSN: 23578297
Editor Chefe: Fabrício Klain Cristofoletti
Início Publicação: 06/02/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A incorporação da semântica prática de termos modais de Leibniz nas filosofias morais de Baumgarten e Kant

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: André Luiz Batiston
Autor Correspondente: André Luiz Batiston | [email protected]

Palavras-chave: Filosofia prática. Moralmente possível. Autorização. Direito. Kant.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é mostrar a fecunda elaboração de uma certa semântica prática de termos modais que marcaria fundamentalmente o modo pelo qual a escola wolffiana e seus interlocutores desenvolveriam a compreensão de suas filosofias morais. Essa significação moral ou prática de termos lógico-modais, que emprega o conceito modal da possibilidade em um sentido estritamente prático, tem seu desenvolvimento inaugural nos apontamentos de Leibniz de 1671, intitulados de Elementa juris naturalis, o qual já trazia, de modo germinal, a plausibilidade de distinguir entre as ações que são “moralmente possíveis” e aquelas que são “moralmente necessárias”, distinção que determinaria, nos manuais de Baumgarten e também na filosofia crítica de Kant, a compreensão dos âmbitos específicos de atuação das leis morais; mais precisamente: a separação entre o domínio da ética e do direito.



Resumo Inglês:

The aim of this work is to show the productive elaboration of a certain practical semantics of modal terms that would fundamentally mark the way in which the Wolffian school and its interlocutors would develop an understanding of their moral philosophies. This moral or practical signification of logical-modal terms, which uses the modal concept of possibility in a strictly practical sense, has its inaugural development in Leibniz's notations of 1671, entitled Elementa juris naturalis, which already brought, in a germinal way, the plausibility of distinguishing between actions that are "morally possible" and those that are "morally necessary", a distinction that would determine, in Baumgarten's manuals and also in Kant's critical philosophy, an understanding of the specific areas of action of moral laws; more precisely: the separation between the domain of ethics and right.