Inacomodações do indivíduo órfão – a subjetividade na arte, da modernidade à pós-modernidade

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Inacomodações do indivíduo órfão – a subjetividade na arte, da modernidade à pós-modernidade

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Camila Yassuda
Autor Correspondente: Camila Yassuda | [email protected]

Palavras-chave: pós-modernidade, anti-racionalismo, ausência de finalidade, ficção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Trazendo referências das Artes Visuais e unindo-as a alguns “achados” da Literatura, procuro, por meio deste artigo, elaborar uma reflexão, com embasamentos filosóficos e históricos, acerca de aspectos da subjetividade contemporânea relacionados à crise existencial, e seus efeitos na produção artística. O indivíduo pós-moderno quer reafirmar o propósito de sua existência depois que este foi extinto. Dito indivíduo encontra-se, portanto, numa errância labiríntica, desde que fora desprovido das certezas absolutas e da crença em sua finalidade de existir, que delatam a ausência do progresso humano. Essa é a emboscada e o ponto de partida que nos impele à invenção do “depois”, ou seja, á pós-modernidade.



Resumo Inglês:

Bringing references of the Visual Arts and linking them to some “findings” of Literature, through this article I try to work out a reflection, on the philosophical and historical foundation, about aspects of contemporary subjectivity bound up with existential crisis, and their effects on artistic production. The post-modern individual wants to reaffirm the purpose of its existence after it was extinguished. Therefore this individual is in a labyrinthic wandering, since it was deprived of absolutely certain in her finality to exist, that denounce the absence of human progress. This is the ambush and the starting point that impels us to the invention of the “after”, in other words, to the post-modernity.