Imersão Fractal: a experiência escapista em mundos virtuais e suas réplicas diegéticas

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Imersão Fractal: a experiência escapista em mundos virtuais e suas réplicas diegéticas

Ano: 2017 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Karla Patriota Bronztein, Nathan Nascimento Cirino
Autor Correspondente: Karla Patriota Bronztein, Nathan Nascimento Cirino | [email protected]

Palavras-chave: Experiência escapista, Imersão, Fractal, Mundos virtuais, Realidade Virtual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O ressurgimento dos dispositivos de Realidade Virtual nos últimos anos fez crescer a frequência e intensidade de experiências imersivas no entretenimento digital. Diante do fato de que jogadores de videogame dedicam horas a este tipo de fruição, este estudo se debruça sobre a imersão para entender que artifícios a indústria tem utilizado para capturar a atenção do usuário durante períodos cada vez mais longos. Faremos uso do levantamento bibliográfico para compreendermos os mecanismos da imersão e análise narrativa de jogos eletrônicos para pontuarmos um desdobramento desta experiência, que aqui intitulamos imersão fractal.



Resumo Inglês:

The resurgence of Virtual Reality devices in recent years has increased the frequency and intensity of immersive experiences in digital entertainment. Faced with the fact that video game players devote hours to this kind of enjoyment, this study looks at immersion to understand what artifacts the industry has used to capture the attention of the user over increasingly longer periods. We will use the bibliographic survey to understand the mechanisms of immersion and narrative analysis of electronic games to punctuate an unfolding of this experience, which we call fractal immersion.