As Imagens que Surgem pela Força da Escrita: o Auto de Suassuna – do Medievo à Crítica Social

Domínios Da Imagem

Endereço:
RODOVIA CELSO GARCIA CID, KM 380
Londrina / PR
Site: http://www.uel.br/cch/his/dominiosdaimagem/
Telefone: (43) 3371-4398
ISSN: 19822766
Editor Chefe: Alberto Gawryszewski
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Semestral

As Imagens que Surgem pela Força da Escrita: o Auto de Suassuna – do Medievo à Crítica Social

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 6
Autores: João Evangelista do Nascimento Neto
Autor Correspondente: João Evangelista do Nascimento Neto | [email protected]

Palavras-chave: medievo, religião, literatura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente trabalho, discute-se a aproximação cultural entre a contemporaneidade e o período
medieval defendida por Ariano Suassuna. No Auto da Compadecida, a ética é enfocada pelo autor
como meio de moralizar a sociedade taperoense, através da escatologia religiosa. As personagens
do Auto, desse modo, representam as divindades que são caracterizadas de acordo com a
concepção dos autos medievais e configuram um aspecto central do discurso da obra: Manuel,
a Virgem Maria, o Encourado e seu Demônio apresentam características da tríade escolástica
da Idade Média, tanto em sua caracterização física quanto psicológica. Assim, traços culturais
do sertão nordestino, revelados através da coexistência de um catolicismo tradicional com o
imaginário local, são transpostos para a literatura pelas mãos de Ariano Suassuna e analisados
aqui pelos olhares críticos de BENSANÇON (1997), CLASTRES (1990), NOGUEIRA (2002) e
VASSALO (1993).



Resumo Inglês:

This paper aims at discussing the cultural approach between the contemporary and the medieval
period defended by Ariano Suassuna. In his play Auto da Compadecida, ethics is focused as a
means to moralize the society of Taperoá, Brazil, using the Christian eschatology. The characters in
the play, thus, represent the deities that are typified according to the conception of the medieval
documents and establish a central aspect of the discourse in his work: Manuel, Virgin Mary, the
Encourado and his Devil. They show features of the scholastic triad of The Middle Ages, not only
in their physical characterization but also in the psychological one. Hence, the cultural traits of
the interior Northeast revealed by the coexistence between a traditional Catholicism and a local
imagery are transposed into literature by Ariano Suassuna and analyzed here by the critical look
of BENSANÇON (1997), CLASTRES (1990), NOGUEIRA (2002) and VASSALO (1993).